NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Globo
 
MANCHETES

» 23/04/2015 - 13:11
Morre o diretor Roberto Talma

O diretor de núcleo Roberto Talma morreu na madrugada de hoje, dia 23 de abril, no Rio de Janeiro, aos 65 anos, em decorrência de insuficiência renal crônica e doença arterial coronariana. Roberto Talma estava internado no Hospital Samaritano, zona sul do Rio, desde o dia 02 de março.

Roberto Talma Vieira nasceu no dia 29 de abril de 1949, em São Paulo. Sua família era proprietária de um circo no interior do estado. A mãe era bailarina e o pai trabalhou na televisão como coordenador de programação da TV Rio. Começou a carreira profissional aos nove anos, na TV Record paulista, no programa “A Grande Gincana Kibon”, onde se apresentava com um grupo de sapateado.

No início da década de 1960, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, trabalhou durante algum tempo na TV Rio, passando também pela TV Excelsior e pela TV Tupi, até ser contratado pela Globo, no dia 1º de abril de 1969. Nessa época, além do trabalho na televisão, Talma também fazia incursões na música e no teatro, apresentando-se com um conjunto musical e atuando em algumas peças.

Na Globo, Roberto Talma começou como operador de videoteipe, participando do núcleo de jornalismo da emissora, em telejornais como o Jornal Nacional, o Jornal Hoje e o Jornal da Globo. Também fez parte da primeira equipe do Fantástico, em 1973, e editou programas como o Globo Repórter e, na linha de shows, o Globo de Ouro.

No início da década de 1970, foi transferido para o núcleo de dramaturgia. Seu primeiro trabalho com novela foi “Selva de Pedra” (1972), de Janete Clair, dirigida por Walter Avancini. A parceria entre os dois durou oito anos, e Talma atuou como editor, assistente de direção e codiretor. Nesta época, Roberto Talma também codirigiu novelas com Paulo Ubiratan. Em 1975, foi convocado por Walter Avancini para ser o diretor principal de “O Grito”, de Jorge Andrade.

Em 1976, logo depois de dirigir “Saramandaia”, de Dias Gomes, voltou para a TV Tupi. Durante 11 meses dividiu com Gilberto Motta a direção do programa “São Paulo, Túmulo do Samba” (1977), espécie de documentário musical escrito por José Ramos Tinhorão, sob a supervisão de Maurício Sherman. Ao retornar para a Globo, assumiu a direção de shows no “Fantástico”, ficando responsável pela produção e direção dos clipes musicais semanalmente apresentados no programa.

No final dos anos 1970, transferiu-se para a TV Bandeirantes, onde dirigiu o programa “Rosa e Azul”, com Débora Duarte e Antônio Marcos. Seis meses depois, convocado por Walter Avancini para dirigir a novela “Pai Herói” (1979), de Janete Clair, e “Água Viva” (1980), de Gilberto Braga, voltou à Globo. Em ambas ocasiões trabalhou ao lado de Paulo Ubiratan, com quem dividiria a direção de várias novelas de grande sucesso na década de 1980, como Coração Alado (1980), de Janete Clair; Baila Comigo (1981), de Manoel Carlos; Jogo da Vida (1981), de Silvio de Abreu, Sétimo Sentido (1982), de Janete Clair, e Sol de Verão (1982), de Manoel Carlos.

 Como diretor executivo, cuidou de novelas como Brega & Chique (1987) e Que Rei Sou Eu? (1989), ambas de Cassiano Gabus Mendes; Rainha da Sucata (1990), de Silvio de Abreu; e De Corpo e Alma (1992), de Gloria Perez. Na década de 1990, foi responsável por diversos Casos Especiais e episódios do interativo Você Decide (1992), além do humorístico Casseta e Planeta, Urgente! (1994) e da criação de Malhação (1995).

 Em 2012, Roberto Talma assumiu a direção de núcleo da novela Gabriela e, em 2013, o seriado Pé na Cova. No mesmo ano, Roberto Talma produziu o filme Dores de Amores, com direção de Raphael Vieira.

O velório acontecerá no sábado, 25, a partir das 11h, no Memorial do Carmo, no Caju. A cremação ocorrerá no mesmo dia, às 15h, em cerimônia reservada à família. Roberto Talma deixa 3 filhos: Raphael Bethlem Vieira, Stephan Borges Vieira e Matheus Faloppa Vieira.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.