NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Brasil
 
MANCHETES

» 24/04/2015 - 16:08
"Ver TV" debate representação do povo árabe nas telas brasileiras

Quase sempre os árabes são representados na mídia como exóticos ou perigosos terroristas. O “Ver TV” desta sexta-feira (24/04), às 20h, na TV Brasil, indaga a especialistas o porquê deste estereótipo. “Está relacionado diretamente à política internacional e, especificamente, aos interesses de países como os Estados Unidos”, acredita o cientista político e professor de relações internacionais da PUC-SP, Reginaldo Nasser, recordando que há uma série de construções que vem das agências de notícias e do cinema.

Doutora em história pela USP e pesquisadora da representação dos árabes e muçulmanos na mídia, Isabelle Somma, critica a naturalização deste modo de ver o povo árabe “Isto é grave. Os repórteres vão para o Oriente Médio cobrir conflito. A gente não cobre cultura, música, literatura árabe”, observa.

Para José Antônio Lima, editor do site Carta Capital, existe uma aliança entre as potências ocidentais e as ditaduras locais no Oriente Médio que fomenta o preconceito étnico. “O que a mídia brasileira precisa fazer é produzir conhecimento próprio”, defende o jornalista.

O programa também traz entrevistas com Samira Osman, professora de História da Ásia na Universidade Federal Paulista, e coordenadora do curso de História; Jean Youssef Skaf, diretor executivo-financeiro da Federação das Entidades Americanas Árabes (Fearab Brasil); e José Farhat, consultor e vice-presidente do Instituto da Cultura Árabe de São Paulo (Icarabe).

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.