NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Cultura
 
MANCHETES

» 23/05/2015 - 20:04
Aparelho que aquece água com calor gerado pela geladeira é destaque no "Repórter Eco" deste domingo

A invenção de um aparelho que aquece a água com o calor gerado pela geladeira é de um aluno da Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo). Outro aquecimento, desta vez o global, recebe tratamento leve, em linguagem de história em quadrinhos pelo cartunista Caco Galhardo. Estas matérias estão na edição deste domingo (24/05) do “Repórter Eco”, programa da TV Cultura que vai ao ar às 17h30.

Para ajudar na economia de energia elétrica, o universitário Luca Zuzarte aproveitou o calor emitido pelo motor da geladeira, aquele que algumas pessoas usam inadequadamente para secar roupas, e desenvolveu um aparelho para aquecer a água. O protótipo, um pequeno tanque de 25 litros, é instalado na parte de trás do refrigerador. O coordenador do Laboratório de Sistemas Energéticos Alternativos da USP, José Roberto Simões, que orientou o aluno, explica que “a aplicação seria usar essa água aquecida para a torneira do próprio estabelecimento ou em residências, para a torneira da cozinha, lavatórios e também eventualmente até para chuveiros”. A promessa é a redução no valor da conta de luz mensal em casas que utilizam energia para aquecimento de água. Algo entre 15% e 20%.

No planeta Marte, no ano de 2072, um garoto curioso adora ouvir as lembranças do avô, que veio do distante planeta Terra atingido pelo aquecimento global. Esses são os personagens e a trama de Heróis do Clima, gibi ilustrado pelo cartunista Caco Galhardo para o site Planeta Sustentável. Seis meses depois de receber uma pesquisa com informações de cientistas, que há muito tempo alertam para o aumento da temperatura na Terra intensificado pela ação humana, Caco tinha a história com começo, meio e fim. “O desafio foi conseguir pegar essas informações, passar essa história sobre esses heróis do clima, os cientistas que começaram a pesquisar o assunto lá atrás, nos anos 60...”, diz.  

Outra reportagem mostra o documentário Povo Indígena Baré. O Repórter Eco entrevistou a diretora e roteirista do filme, a cineasta Tatiana Tóffoli. Ela conta que os índios dessa etnia “chegaram a ser considerados nem índios e nem brancos. Eles ficaram num lugar que perderam a identidade...”

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.