NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

 
MANCHETES

» 23/05/2015 - 20:09
"Pequenas Empresas Grandes Negócios" mostra máquina que usa cápsulas para fazer suco de frutas

A previsão econômica para 2015 é de um ano difícil, com dois índices importantes caminhando em direções opostas: PIB em queda e inflação em alta. O ‘Pequenas Empresas & Grandes Negócios’ deste domingo (24/05) mostra a saída que alguns empresários estão buscando para fazer o negócio girar e gerar lucro.

Matheus Lopes, de 24 anos, por exemplo, precisou ter maturidade para manter sua empresa de tecnologia com a alta do dólar, que fez o faturamento de Lopes despencar. O empresário cortou custos, demitiu funcionários e mudou de ponto comercial. Com os ajustes, ele conseguiu estabilizar os gastos e fazer uma economia mensal de 15 mil reais.

O corte de custos feito pelo empresário é chamado pelos consultores de “inovação de processo”. O programa exibido na TV Globo mostra ainda outras estratégias, como a “inovação de produto”, em que é oferecido ao consumidor algo mais funcional do que a concorrência; e a “inovação do modelo do negócio”, que significa ter uma nova ideia. O empresário Roberto Celidônio e seus dois sócios, donos de um restaurante que faz “piazzas” italianas, seguiram algumas dessas alternativas. Eles trocaram motos por bicicletas para fazer as entregas, uma forma de economizar utilizando uma alternativa sustentável. Com a economia, os sócios estudam abrir uma terceira filial. 
 
Ainda neste domingo, o ‘Pequenas Empresas & Grandes Negócios’ mostra uma máquina que usa cápsulas para fazer suco de frutas de vários sabores, inventada por um brasileiro. Para desenvolver o equipamento, o engenheiro e empresário Marcos Pinotti contou com um investimento de dois milhões de reais e levou três anos fazendo testes e pesquisas.

O primeiro protótipo parecia um robô, era muito caro e foi engavetado. O segundo usava a tecnologia do microondas, um invento perigoso que também foi descartado, mas Pinotti não desistiu e chegou ao modelo desejado na terceira tentativa.  Hoje, o equipamento é montado numa empresa terceirizada na cidade de São Paulo e a produção das oito toneladas de polpa, por mês, é feita em Pratânia, interior do estado. O empresário negocia a máquina em sistema de comodato (empréstimo) e vende as cápsulas por R$2,50 cada.  

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.