NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

 
MANCHETES

» 24/05/2015 - 14:39
"Fantástico" mostra uso de ayahuasca por presidiários de Rondônia

O ‘Fantástico’ deste domingo (24/05) traz uma informação que pode ajudar a população a melhorar a qualidade de vida. O episódio do ‘Medida Certa’ destaca a “academia” que existe em todos os prédios do Brasil e mostra os casos de sucesso do condomínio, apenas subindo escadas. Há um mês e meio, Milena (bloco A) e Tatiana (bloco B) decidiram utilizar as escadas para subir 12 andares. As duas perderam seis quilos no período. Marcio Atalla aprova a escolha da dupla e afirma que esse é um ótimo exercício. “Subir apenas três andares de escada equivale a uma caminhada de dez minutos. Para quem trabalha ou mora em prédios, fazer esse roteiro pelo menos três vezes representa mais de 30 minutos de exercício, que é o que o corpo precisa diariamente”, explica. Ainda no episódio de domingo, Fabiana Karla e os moradores fazem a primeira pesagem após o início dos treinos. 

A matéria especial do programa é sobre uma experiência radical e polêmica. Em Rondônia, presidiários condenados por crimes como homicídio, sequestro e estupro são os mais novos usuários de ayahuasca, chá alucinógeno utilizado na seita Santo Daime. Uma ONG que trabalha pelos direitos dos presos promove as sessões de “beberagem”, como é chamado o ato de ingerir o chá. No local, os presos também fazem ioga, meditação e reiki. Os terapeutas da ONG acreditam que o Daime pode ajudar na recuperação, tornando-os mais preparados e apaziguados para o convívio social. Todo o ritual é feito em uma chácara fora da cadeia, para onde os presos vão aos sábados, sem qualquer escolta policial e com autorização de um juiz de execuções penais. O ‘Fantástico’ mostra que essa experiência reforça o debate em torno das pesquisas sobre o uso da ayahuasca para fins não religiosos. A reportagem apresenta ainda um estudo desenvolvido pela Universidade de São Paulo, no qual o chá foi utilizado em pacientes com depressão e os resultados foram positivos no tratamento à doença.

Já em ‘Álbum de Casamento’, os fotógrafos Claudio e Sandra, casados e há 28 anos fotografando casamentos, reencontram dois casais que tiveram suas histórias registradas pela dupla. O episódio revela como o amor e companheirismo ajudam nas relações diante das adversidades da vida. Cátia e Luiz Gustavo estão casados há 18 anos e encararam um grande desafio na relação quando uma de suas três filhas tornou-se cadeirante. O segundo casal fotografado por Claudio e Sandra está junto há 23 anos. Flávia e Renato passaram por dificuldades financeiras, ele ficou desempregado na mesma época que os pais dela morreram. Aos 43 anos, Flávia voltou a trabalhar e conseguiu um emprego em telemarketing. O marido voltou a ficar desempregado e hoje o casal vive uma crise no casamento, mas afirmam que com amor são capazes de superar qualquer problema. 

A família Schurmann está de volta ao ‘Fantástico’ e faz sua última parada na América do Sul antes de seguir em direção ao Oriente. Os Schurmann vão ao Chile e visitam o túmulo de uma múmia dos índios Kawesqar, nômades canoeiros, presentes na região austral do país. Eles também são responsáveis pelo resgate de uma baleia encalhada em um glaciar. Em seguida, acompanhados de golfinhos e leões marinhos, partem para Puerto Montt, bem próximo ao vulcão Calbuco, que entrou em erupção recentemente após 54 anos adormecido. 

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.