NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Brasil
 
MANCHETES

» 25/05/2015 - 20:44
"Observatório da Imprensa" recebe cineasta Vicente Ferraz e músico João Barone na TV Brasil

O último “Observatório da Imprensa” especial em comemoração aos 17 anos do programa na televisão relembra os 70 anos do fim da Segunda Guerra na Europa nesta terça-feira (26/05), ao vivo, às 20h, na TV Brasil. Para debater o assunto, o apresentador Alberto Dines entrevista o cineasta Vicente Ferraz e o músico João Barone.

O programa jornalístico analisa cobertura da mídia sobre o acontecimento e discute como o conflito é representado na arte. Os convidados refletem ainda sobre o combate que dizimou seis milhões de judeus e reordenou a geografia, a política e a economia mundial.

Na Europa e no resto do mundo os jornais lembraram os 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial com o devido destaque. Aqui, o tema não mereceu o olhar aguçado da mídia. O ponto dissonante ficou por conta do o longa "A Estrada 47", de Vicente Ferraz, já considerado o melhor filme nacional produzido sobre a FEB, Força Expedicionária Brasileira e à altura da participação do país no conflito mundial.

Baseado em fatos reais, o drama revela a história de um esquadrão de soldados brasileiros caçadores de minas terrestres nos montes gelados da Itália. No grupo heterogêneo há um negro, um nordestino e um jornalista correspondente de guerra. O diretor da ficção explica que quis desfazer a imagem maltrapilha dos soldados da FEB, “mas sem ser ufanista, sem heroísmos”.

Outro expoente pesquisador do assunto, o músico João Barone também é convidado deste “Observatório da Imprensa”. Baterista do grupo Os Paralamas do Sucesso, Barone é filho de ex-combatente e já produziu dois documentários e dois livros sobre o fato que o fascina desde criança. 

No programa da emissora pública, o artista conta que prepara uma minissérie sobre o conflito porque acredita que “é importante falar sobre o tema, conhecer sua história e valorizar seu passado”.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.