NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Brasil
 
MANCHETES

» 25/06/2015 - 12:43
"Caminhos da Reportagem" analisa marcas da colonização portuguesa em Angola, Moçambique e Cabo Verde

Angola, Moçambique e Cabo Verde são alguns dos territórios africanos que sofreram com a colonização dos portugueses. Antes mesmo de Pedro Álvares Cabral pisar em solo brasileiro no ano de 1500, a África já era um local utilizado pela realeza de Portugal. O “Caminhos da Reportagem” desta quinta-feira (25/06), às 22h, na TV Brasil, viajou até esses países para conhecer de perto a memória da população que durante muito tempo lutou em busca de liberdade.

Mesmo com a proclamação da independência, Angola e Moçambique viveram longos anos reféns da guerra civil. O escritor Mia Couto conta como foi participar da luta pela independência de seu país, e a dificuldade para enfrentar a guerra. "Foi um tempo tenebroso e terrível. Esse país ficou partido, paralisado. A ausência de tudo se durar um mês já é muito, mas se dura 16 anos, foi o período que durou a guerra”, analisa o escritor.

A repórter Ana Graziela Aguiar conversa com Maria Eugénia Neto, viúva de Agostinho Neto, um dos fundadores do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) e o primeiro presidente do país independente. Ela relembra o principal momento da Angola, quando tornou-se uma nação livre. "A alegria foi tão grande, de Agostinho e do povo. Mas como um poeta, que idealizou, esperou, aguentou, construiu, foi uma felicidade enorme ver esse sonho realizado", diz.

Cabo Verde não foi palco de guerra interna após se libertar do domínio português. Hoje é um dos países que mais envia estudantes ao Brasil. O ex-presidente Pedro Pires, que também participou do processo de descolonização, afirma que a região está bem diferente do que era há 40 anos. "Do ponto de vista econômico e social, o país cresceu, há novas gerações, pessoas com mais formação, mais instruídas. Portanto, tudo é completamente diferente do dia da independência", destaca Pedro.

O Caminhos da Reportagem retrata os desafios que esses territórios enfrentam para se reestruturar quatro décadas depois das guerras coloniais.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.