NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Brasil
 
MANCHETES

» 26/06/2015 - 10:52
"Ver TV" analisa credibilidade da medição de audiência na TV nesta sexta

A vida das emissoras comerciais depende dos índices de audiência. Eles determinam o valor cobrado pelos anúncios que mantêm os canais. Mas audiência também é importante para as TVs públicas, que precisam saber a forma como o público recebe suas programações.

Para refletir sobre as pesquisas de audiência, os métodos envolvidos e o peso da credibilidade dos institutos que aferem esses números, o programa “Ver TV” traz especialistas no tema. Apresentado por Lalo Leal, nesta sexta (26/06), às 20h, na TV Brasil, o debate conta com a participação da professora Roseane Andrelo; do coordenador do curso de rádio e TV da Universidade Anhembi Morumbi, Renato Tavares; e da jornalista Regina Diniz.

Um dos ganchos para discutir a confiança na medição de audiência na televisão é o início das atividades no ramo do instituto alemão  GFK. O “Ver TV” também traça um breve histórico sobre a medição de audiência em TV no Brasil e no mundo, comenta a fusão da empresa Nielsen com Ibope. O programa ainda explica como é feita a medição, aborda a medição em tempo real, da TV paga e dos VODs além de esclarecer como a mensuração ocorre através das redes sociais.

"Essa discussão da credibilidade remonta ao papel da televisão em diversos contextos, enquanto serviço público de radiodifusão, no caso da televisão aberta, por exemplo", defende a professora Roseane Andrelo no programa da TV Brasil.

Renato Tavares destaca a implacável concorrência por audiência para aumentar a receita dos canais. "Sozinhas aquelas poucas emissoras de TV aberta que estão brigando pela disputa de audiência faturam mais do que todas as emissoras de rádio, todos os cinemas, todos os outdoors, todas as revistas, todos os jornais, do Brasil inteiro. Por isso a disputa é tão acirrada", analisa o especialista sobre a fatia da verba publicitária.

A jornalista Regina Diniz comenta esse trabalho no contexto das novas tecnologias. "Tem que expandir mesmo essa medição na internet, no facebook e nas mídias sociais porque é isso que está acontecendo. As empresas de medição de audiência estão se adaptando e vão precisar se adequar a esse novo modo de ver a televisão", enfatiza.

O Ver TV ainda traz entrevistas com Joe Lewis, diretor de projetos do BARB, instituição formada pelas emissoras de TV do Reino Unido, que mede a audiência da TV; João Francisco Meira, vice-presidente da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep); e Artur Tenório, engenheiro de sistemas que desenvolve um programa de medição qualitativa da audiência.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.