A vida das emissoras comerciais depende dos índices de
audiência. Eles determinam o valor cobrado pelos anúncios que mantêm os canais.
Mas audiência também é importante para as TVs públicas, que precisam saber a
forma como o público recebe suas programações.
Para refletir sobre as pesquisas de audiência, os métodos
envolvidos e o peso da credibilidade dos institutos que aferem esses números, o
programa “Ver TV” traz especialistas no tema. Apresentado por Lalo Leal, nesta
sexta (26/06), às 20h, na TV Brasil, o debate conta com a participação da
professora Roseane Andrelo; do coordenador do curso de rádio e TV da
Universidade Anhembi Morumbi, Renato Tavares; e da jornalista Regina Diniz.
Um dos ganchos para discutir a confiança na medição de
audiência na televisão é o início das atividades no ramo do instituto
alemão GFK. O “Ver TV” também traça um
breve histórico sobre a medição de audiência em TV no Brasil e no mundo,
comenta a fusão da empresa Nielsen com Ibope. O programa ainda explica como é
feita a medição, aborda a medição em tempo real, da TV paga e dos VODs além de
esclarecer como a mensuração ocorre através das redes sociais.
"Essa discussão da credibilidade remonta ao papel da
televisão em diversos contextos, enquanto serviço público de radiodifusão, no caso
da televisão aberta, por exemplo", defende a professora Roseane Andrelo no
programa da TV Brasil.
Renato Tavares destaca a implacável concorrência por
audiência para aumentar a receita dos canais. "Sozinhas aquelas poucas
emissoras de TV aberta que estão brigando pela disputa de audiência faturam
mais do que todas as emissoras de rádio, todos os cinemas, todos os outdoors,
todas as revistas, todos os jornais, do Brasil inteiro. Por isso a disputa é
tão acirrada", analisa o especialista sobre a fatia da verba publicitária.
A jornalista Regina Diniz comenta esse trabalho no contexto
das novas tecnologias. "Tem que expandir mesmo essa medição na internet,
no facebook e nas mídias sociais porque é isso que está acontecendo. As
empresas de medição de audiência estão se adaptando e vão precisar se adequar a
esse novo modo de ver a televisão", enfatiza.
O Ver TV ainda traz entrevistas com Joe Lewis, diretor de
projetos do BARB, instituição formada pelas emissoras de TV do Reino Unido, que
mede a audiência da TV; João Francisco Meira, vice-presidente da Associação
Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep); e Artur Tenório, engenheiro de
sistemas que desenvolve um programa de medição qualitativa da audiência.