NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Sivulgação - TV Cultura
 
MANCHETES

» 27/06/2015 - 20:04
"Repórter Eco" destaca santuário ecológico Cristalino neste domingo

O programa “Repórter Eco” deste domingo (28/06), às 17h30, na TV Cultura, traz como destaque uma reportagem sobre a campanha internacional pelos direitos dos consumidores a uma alimentação saudável. Outra matéria sai do bairro paulistano Pompéia, onde os moradores se uniram para recuperar uma praça abandonada. As aves do santuário ecológico Cristalino, no Mato Grosso, também estão no foco desta edição.

A campanha da Consumers International, movimento internacional de defesa do consumidor, propõe que os países aprovem um tratado global que garanta uma comida mais saudável para a população. Cerca de 250 entidades abraçaram a causa em diferentes países. No Brasil, o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) também aderiu à campanha. Na reportagem, a nutricionista do Idec, Ana Paula Bortoletto, elenca as medidas que poderiam ser adotadas e sugere ações. Ela sugere também promover educação alimentar nas escolas e espaços públicos, “para que as pessoas saibam quais os tipos de alimentos que elas devem consumir”

Na cidade de São Paulo, o movimento urbano Ocupe e Abrace, formado por moradores do bairro Pompéia, atua para recuperar espaços públicos. Fizeram isso na praça Homero Silva, que era pouco frequentada. Agora, revitalizada, ganhou o nome Praça da Nascente. Em esquema de mutirão, eles transformaram o local e hoje há lago, peixes, flores, pássaros, horta e pomar. A animadora de vídeo Andrea Pesek, define esse trabalho comunitário: "A gente aprendeu que é possível (fazer) sem poder público, sem complicações. É só ir lá e fazer. Nosso lema é fazer fazendo".

A terceira matéria vem do Mato Grosso. No santuário ecológico Cristalino existe cerca de 600 espécies de aves, o que representa um terço das aves de todo o Brasil. Para registrar essa diversidade, o fotógrafo de aves Edson Endrigo dedicou 15 anos com milhares de cliques em meio à floresta e fala sobre seu trabalho nesta edição do programa. O local é, atualmente, um dos principais destinos de turismo ecológico.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.