NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

 
MANCHETES

» 27/06/2015 - 21:05
"Globo Rural" destaca criação de carpas no Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, um programa de incentivo para a criação de carpas estimula o aproveitamento das sobras da lavoura nas pequenas propriedades da região. O ‘Globo Rural’ deste domingo (28/06) apresenta cinco municípios da área central do Estado, onde se desenvolve essa atividade paralela à produção habitual desses agricultores.

A repórter Cristina Vieira visita algumas dessas propriedades e mostra as diferenças entre os produtores desse peixe. Alguns transformaram a atividade em negócio e investiram, por exemplo, na criação de alevinos – peixes recém-saídos do ovo –, enquanto outras propriedades criam as carpas apenas para o consumo familiar. O projeto envolve 50 mil agricultores gaúchos e movimenta 60 milhões de reais por ano. 

Outro tema do programa da TV Globo é um sistema moderno e prático de estábulo para gado leiteiro, denominado em inglês de compost barn. Também chamado de “barracão de compostagem” pelos pioneiros da técnica no Brasil, o modelo oferece bem-estar aos animais, aumentando até a produtividade das vacas. Uma de suas principais características é que ele é construído de modo a aproveitar os dejetos dos animais para produzir adubo curtido, o que é feito dentro do próprio estábulo.

De tempos em tempos, o criador tem uma considerável quantidade de adubo que pode ser usado em sua propriedade, ou vendido. No município de Céu Azul, no Paraná, a reportagem de Ana Dalla Pria mostra os detalhes de funcionamento e construção desse sistema. 

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.