Brasileira, radicada na Europa, a violonista Regina Albanez é
especialista em música da renascença e barroca. Em episódio inédito da série
Movimento Violão, ela apresenta recital tocando alaúde e guitarra barroca e
repertório dos séculos 16, 17 e 18. O programa tem curadoria do violonista
Paulo Martelli e direção para TV de Flávio N. Rodrigues, e estreia nesta
terça-feira (30/06), às 20h, no SescTV.
Regina conta que os instrumentos utilizados por ela foram
notórios no passado; o alaúde foi o mais popular no século 16 e a guitarra
barroca, nos séculos 17 e 18. "Eu trago esses ancestrais, essa raiz de
onde veio o nosso violão", comenta. A artista explica que o violão tem
origem na guitarra de quatro ordens, denominada guitarra renascentista, que se
tornou barroca. Esta, segundo Regina, reuniu atributo popular de uma guitarra
renascentista e característica erudita de uma vihuela (instrumento de corda
criado na idade média) e de um alaúde, por causa de sua técnica.
De acordo com Martelli, grande parte do repertório de músicos
adeptos ao violão de seis cordas é emprestada de compositores que se destacaram
com o alaúde e a guitarra barroca, como o músico inglês e alaudista John
Dawland (1563 - 1626) e o guitarrista espanhol Santiago de Murcia (1673 -
1739), ambos têm peças neste recital de Regina.
Considerada uma alaudista de destaque na Holanda, Regina lembra
que, quando teve aulas de violão, era comum os alunos se prenderem à técnica e
se esquecerem da origem e de como deveriam executar um determinado estilo.
"Eu tocava a música renascentista igual se tocava uma barroca ou uma
moderna, e a diferença é muito grande!", expõe. Hoje, ela tenta estimular
interessados ou profissionais dessa arte, advertindo-os. "Se você toca uma
música daquele período, vai, busca, vê para que instrumento que foi feito, como
era o estilo da época e a sua concepção", afirma.
Neste recital, gravado no Sesc Belenzinho, na capital
paulista, em junho de 2014, Regina Albanez executa, na primeira parte, com o
alaúde, composições renascentistas de nomes como Adrian Le Roy (1520 - 1598),
Francesco da Milano (1497 - 1543) e John Dowland; e na segunda, com guitarra
barroca e utilizando técnicas para este estilo musical, repertório de autores
como Santiago de Murcia (1673 - 1739) e Gaspar Sanz (1640 - 1710).