NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Brasil
 
MANCHETES

» 24/07/2015 - 12:50
"Ver TV" analisa cobertura da mídia sobre ECA

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 25 anos em meio a um acalorado debate sobre a redução da maioridade penal. Propostas de mudança da constituição e do próprio estatuto tramitam no congresso. O “Ver TV” desta sexta (24/07), às 20 h, pela TV Brasil, analisa como a televisão e outros meios abordam o ECA.

“O nosso problema maior está dentro do campo da comunicação midiática, mas ele é provocado não por jornalistas, mas por pessoas que lucram com desse debate”, avalia Suzana Varjão, gerente do núcleo de qualificação de mídia da ANDI – Comunicação e Direitos

Segundo outro convidado do programa, o juiz da infância e juventude do Tribunal de Justiça de São Paulo, Reinaldo Cintra, a imprensa cria uma mentalidade contra o adolescente, fazendo com que o adolescente seja visto como algo perigoso. “A mídia tem uma forma dicotômica de ver a criança e o adolescente. Ou ele é vítima, ou bandido. Ele não é uma pessoa normal como nós”, pondera o magistrado.

A administradora Heloísa Oliveira, executiva da Fundação Abrinq pelos direitos da criança e do adolescente, destaca que a lei é a base para políticas públicas, mas a simples existência de uma legislação adequada e moderna não significa nenhuma mudança de fato na vida das crianças. “É preciso prioridade absoluta para as crianças com políticas públicas que cheguem a cada um dos municípios brasileiros”, enfatiza.

O programa apresentado pelo jornalista Lalo Leal traz ainda entrevistas gravadas com o juiz da primeira vara da infância e juventude em São Paulo, Egberto Penido, responsável pela implementação de projetos de justiça restaurativa na capital paulista; com a professora de comunicação social da Universidade Federal da Paraíba e jornalista especializada em direitos humanos Joelma Oliveira; e com o coordenador do programa cidadania dos adolescentes, do Unicef Brasil, Mário Volpi.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.