NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Cultura
 
MANCHETES

» 24/07/2015 - 12:53
Música de cinema invade "Clássicos" neste sábado

O programa que a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) apresentou dia 16 de maio de 2015, na Sala São Paulo, teve obras de John Wiiliams, Bernard Herrmann e Hector Berlioz. A gravação exclusiva da TV Cultura é a atração do próximo Clássicos, que vai ao ar neste sábado (25/07), às 21h30.

Este concerto com repertório montado de forma pouco convencional conta com a Sinfonia Fantástica de Hector Berlioz – escrita quase 70 anos antes de o cinema ser inventado –, que é uma obra que sugere cenas e imagens ao seu ouvinte quase initerruptamente, enquanto as Suítes dos filmes são essencialmente obras sinfônicas da maior qualidade.

O maestro Denève, que regeu o concerto, disse que “de maneira geral, tanto em Berlioz quanto em Herrmann e Williams, é recorrente o aproveitamento de certas tensões e dissonâncias para criar efeitos impressionantes, com grande apelo visual. Pensemos na música da cena mais conhecida de Psicose, quando Janet Leigh é atacada no chuveiro. O material musical é muito simples, não há quase nada, um glissando nas cordas, no registro agudo, o intervalo de nona menor. Há uma grande singularidade na orquestração, que ressalta o caráter estranho da passagem”.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.