O ‘Mundo S/A’ desta segunda-feira (27/07), às 23 horas, na
GloboNews, apresenta as marcas da periferia de São Paulo que viraram moda e
ganharam o mundo com o funk ostentação. O mercado de forte potencial, formado
por pessoas que querem empreender, deve movimentar quase 70 bilhões de reais só
esse ano.
A repórter Maíra Donnici conhece o lado empreendedor de MC
Guimê, empresário e cantor de 22 anos, cujo cachê começou em R$ 50 e hoje passa
de R$ 50 mil. É dele a música “País do Futebol”, um dos maiores hits de 2014,
que virou abertura de novela, hino não oficial da Copa do Mundo e teve um
milhão de acessos na internet em menos de 24 horas. Hoje, além de shows, MC
Guimê ainda ganha dinheiro fazendo publicidade e com um site para vender roupas
e acessórios do seu estilo para os fãs.
A repórter Maíra Donnici vai também ao Tatuapé conhecer a produtora de
KondZilla, o empresário e videomaker Konrad Dantas, que divulga esse estilo nos
clipes que produz e dirige. São dele os clipes “Toda Toda” (42 milhões de
visualizações), “Plaque de 100” (60 milhões de visualizações) e “Onde eu Chego
Paro Tudo” (31 milhões). Ele sabe usar a internet para fazer barulho e dinheiro
e explica a importância da mídia no seu trabalho. Ele também produziu o último
DVD de Charlie Brown Junior, um clipe recente de Claudia Leitte, começou a
dirigir filmes publicitários e também abriu loja na internet.
Outro personagem deste primeiro programa é Jeferson Santos, dono da Egosss,
marca de vestuário inspirada no estilo de rappers americanos. A grife, que
começou na periferia, hoje fatura em torno de 450 mil reais por mês, tem
showroom no Jardim Anália Franco, zona leste de São Paulo, revenda em Nova York
e Los Angeles. Veste artistas ligados ao funk, como Naldo Beni, e jogadores de
futebol, como Luis Fabiano, entre muitos outros, mas mantém a inspiração na
hora de criar novas coleções.