Para refletir sobre o valor dos meios de comunicação
tradicionais, o apresentador Alberto Dines recebe no programa desta terça-feira
(28/07), às 20h, na TV Brasil, os experientes publicitários Armando Strozenberg
e Sérgio Amado, além do jornalista Fernando Rodrigues.
"A mídia tradicional [jornais e revistas] é
comprovadamente eficaz. Traz muita confiança e credibilidade ao conteúdo
veiculado", afirma. A frase não é de um editor ou dono de jornal, mas do
fundador do maior empresa de publicidade do mundo, Martin Sorrel.
A declaração provocou assombro no meio, porém foi
compartilhada por grandes publicitários como Nizan Guanaes e Maurice Lévy do
Publicis Groupe. Eles acreditam que não se pode opor o digital ao analógico
porque são complementares. O presidente do Grupo Ogilvy Brasil Sérgio Amado
também comunga desta ideia. Para ele, a mídia impressa é eficiente e funciona.
Nizan foi além quando afirmou que não se vive sem ela por muitos anos.
As observações surpreendem no momento em que as empresas
ainda apostam no digital para financiar projetos publicitários. E os números
fundamentam a observação: de acordo com o Pew Research Center, organização sem
fins lucrativos que analisa tendências do mercado, no ano passado os veículos
impressos nos Estados Unidos renderam 16 bilhões enquanto o digital 3,5 bilhões
de dólares.
Ainda nesta edição, o “Observatório da Imprensa” entrevista o
jornalista Caio Túlio Costa, o executivo Orlando Marques, presidente da
Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), e André Galiano,
diretor da Millward Brown Vermeer.