NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - Tv Brasil
 
MANCHETES

» 26/08/2015 - 18:32
"Caminhos da Reportagem" revela dramas do polo gesseiro de Pernambuco

Vencedor nacional do Prêmio MPT de Jornalismo, oferecido pelo Ministério Público do Trabalho, na categoria Reportagem Cinematográfica, o programa Caminhos da Reportagem da TV Brasil reapresenta nesta quinta (27/08), às 22h, a matéria "O Ouro Branco do Araripe". O episódio foi vencedor na etapa regional na categoria Telejornalismo.

A reportagem traz um panorama do contexto econômico e social do polo gesseiro de Araripe, em Pernambuco, responsável pela produção de 90% do gesso produzido no país. Também denuncia casos de desrespeito aos direitos trabalhistas no setor e a compra e venda de notas frias associadas à atividade.

A Chapada do Araripe, no sertão pernambucano, é conhecida por suas belezas naturais e pela hospitalidade de seu povo. Naquela região, a 600 quilômetros do Recife, fica uma das maiores riquezas ambientais do país: uma das mais expressivas reservas de gipsita do planeta. A gipsita é a base do gesso, material muito usado na construção civil e na área da saúde.

O Caminhos da Reportagem visita os municípios que compõem o polo gesseiro pernambucano e que, juntos, abastecem 95% de todo o mercado nacional. Apesar de movimentar a economia brasileira, o polo enfrenta sérios problemas ambientais, fiscais e trabalhistas: o pó de gesso em suspensão e os gases tóxicos lançados no ar pelas indústrias locais põem em risco a saúde tanto dos funcionários quanto dos moradores das cinco cidades.

A polêmica em torno do polo gesseiro de Pernambuco não impede a população local de se sustentar com o trabalho no gesso. Maria do Socorro de Souza, 26 anos, diariamente descarrega placas de gesso com até 11 quilos, cada. É o caso também de Josimar de Lima, 41 anos, que passou uma vida se dedicando a sua pequena fábrica, de onde tira o sustento dos 10 filhos.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.