NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação
 
MANCHETES

» 27/09/2015 - 23:39
RICTV Record é a primeira emissora de Santa Catarina a prestar serviço de alerta pelo sistema de TV Digital

A RICTV Record Joinville e a Defesa Civil de Jaraguá do Sul assinaram na última semana contrato de parceria e cooperação para operação de aplicativo de interatividade com informações úteis ao público sobre as condições do tempo e como proceder em situações de risco.

O Portal Interativo da RICTV Record é, afirma o diretor regional do Grupo RIC em Joinville, Silvano Silva, uma iniciativa pioneira, que deve trazer muito mais informação e conteúdo para os telespectadores, com fácil acesso. Por enquanto, o aplicativo estará disponível somente para quem tem aparelho de televisor com sinal digital. “A TV digital nos dá muitas possibilidades e precisamos aproveitar esta gama de recursos”, destaca.

Uma das maiores preocupações dos órgãos de Defesa Civil é justamente com a dificuldade que a pessoa tem de interpretar as orientações contidas nos boletins e avisos de adversidades climáticas que tragam riscos à população. Dos veículos de comunicação, orientar a população da melhor forma possível para saber interpretar estes dados.

Por isso, a ideia do aplicativo. Ele poderá ser acessado por meio de um ícone da Defesa Civil disponível na tela durante a apresentação da programação local para a região Norte/Nordeste catarinense.

Quando a situação for de alerta verde – sem riscos, o telespectador poderá acessar o ícone para conferir dicas úteis de prevenção. Serão 40 dicas mensais que serão divulgadas em forma de revezamento em textos padrões escritos de uma forma bem acessível. “Queremos tornar o sistema auto-alimentável”, destaca o secretário de Defesa Civil de Jaraguá do Sul, Marcelo Heinz Prochnow.

Quando soar o alerta amarelo, de risco efetivo, serão replicados textos padrões com instruções específicas para os moradores da área eventualmente atingida. O mesmo em situações de alerta vermelho, estas em casos de catástrofes. Este alerta específico ficará disponível não só durante a programação local, mas na nacional também.

Participaram da assinatura do contrato, além do diretor regional do Grupo RIC em Joinville, Silvano Silva; secretário de Defesa Civil de Jaraguá do Sul, Marcelo Heinz Prochnow; o assessor e coordenador do Nupdec (Programa de Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil), Kristian Robson Iachinski; o gerente de Proteção Civil da Defesa Civil de Joinville, Marnio Luiz Pereira; e o coordenação de Prevenção da Defesa Civil de Joinville, Maiko Richter; e a editora-chefe da RICTV Record Joinville, Adriana Fermiano.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.