NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Cultura
 
MANCHETES

» 29/09/2015 - 11:25
Renato Borghi relembra encontro com presidente Castello Branco no "Persona em Foco"

Renato Borghi, ator, diretor, produtor, autor e um dos fundadores do Teatro Oficina é o próximo convidado do “Persona em Foco”, programa da TV Cultura que vai ao ar nesta terça-feira (29/09), às 23h30, com apresentação de Atílio Bari.

Com 58 anos dedicados à arte de representar, Renato Borghi conta com mais de 100 trabalhos realizados, incluindo teatro, televisão e cinema. Para entrevistar o ator, os convidados são a atriz Esther Góes e o diretor Roberto Lage.

Nascido no Rio de Janeiro, mas paulistano de coração, ele conta que descobriu sua vocação ainda pequeno, quando assistiu à peça Iaiá Boneca. Ele tem na memória que frequentava o Teatro de Revista, no Rio de Janeiro, assiduamente, com seus avós.

Borghi relembra que fazia aulas de voz com a mãe da atriz Nídia Lícia, Alice Picherle, e ela o indicou para substituir o ator Jorge Fischer, na companhia teatral de Sérgio Cardoso, na peça Chá e Simpatia, marcando sua estreia no profissional. No final do  teste, Sergio Cardoso lhe deu um abraço e fez uma recomendação: “Nunca deixe o teatro. Você é um ator e tem tudo contra você. É baixo, franzino, magro e não é excepcionalmente bonito.  Mas você é um primeiro ator. Nunca se esqueça disso”.

O Teatro Oficina é lembrado por ele desde sua criação. Ele conta que conheceu José Celso Martinez Corrêa, o Zé Celso, e o ator e diretor Amir Haddad na Faculdade de Direto do Largo São Francisco, e que o grupo profissional do Teatro surgiu no último ano do curso. O intuito era fazer um teatro de vanguarda.

O Teatro Oficina foi construído com títulos avalizados pelo seu pai e por Etty Fraser. O ator recorda que a estreia se deu com a peça A Vida impressa em dólar, que foi censurada. “Começamos uma luta, fomos falar com governador e prefeito. Lembro que ganhamos a luta em uma semana. E foi ótimo, porque ninguém conhecia a gente. A proibição ganhou as primeiras páginas dos jornais. Então, houve uma publicidade gratuita e, na reestreia, tivemos casas lotadas”, diz.

Outro fato lembrado por ele está sediado na época do regime militar no Brasil. “Durante a temporada de Pequenos Burgueses, no Rio de Janeiro, o presidente Castello Branco quis cumprimentar o elenco no camarim, mas ninguém queria falar com o ditador. A Tônia Carreiro chorava  e dizia `Gente, o presidente está aí. O que eu vou fazer? Eu sou responsável por essa temporada´. Então, eu disse: `Tônia, eu falo com ele. E disse: `Presidente, muito obrigado pela presença. Ele me olhou e disse: Realmente, eu me identifiquei muito com o senhor´.  O elenco todo se olhava e segurava os risos”, revela.

Borghi, que foi casado com a atriz Esther Góes, se emociona e emociona a plateia do programa com uma declaração à ex-esposa, e que está ao seu lado no programa. “Agradeço muito por ter casado comigo e tenha ficado tantos anos de relação comigo. Agradeço o filho que você me deu. Agradeço a maravilhosa atriz que você foi comigo. Você me fez assumir a responsabilidade da profissão de dirigir e produzir. Você me deu coragem para viver uma outra vida”, afirma. Juntos, eles montaram a companhia Teatro Vivo com o espetáculo O que Mantém um Homem Vivo?, de Brecht

Como dramaturgo, Borghi fala do sucesso ao escrever A Estrela Dalva, interpretada por Marilia Pêra. E a atriz dá seu depoimento ao Persona Em Foco: “O ano era 1987. Chegou às minhas mãos um texto de Renato Borghi e João Eliseu Fonseca com a história de Dalva de Oliveira e todas as suas músicas. Era um desafio pra mim e aceitei. Roberto Talma dirigiu e foi o maior sucesso do Teatro João Caetano. Então, estou aqui para  agradecer ao Renato esse grande sucesso, talvez o maior da minha carreira. Foi  com o texto dele e do João Eliseu.  Muito obrigada, Borghi por esse sucesso”, salienta.

Outros artistas e amigos dão seu depoimento, dentre eles  Etty Fraser, Paulo Herculano, Elias Andreatto e Othon Bastos.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.