NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Brasil
 
MANCHETES

» 26/11/2015 - 12:39
"Observatório da Imprensa" critica atuação da mídia na tragédia de Mariana nesta quinta

A maior tragédia ambiental da história do país deixou 12 pessoas mortas, 11 desaparecidas, uma cidade destruída, um rio morto e a mídia nacional na berlinda. O “Observatório da Imprensa” examina o papel da empresas jornalísticas na repercussão do desastre ambiental de Mariana com o vazamento da barragem de minério na região do rio Doce nesta quinta (26/11), às 23h, na TV Brasil.

Para analisar a questão, o apresentador Alberto Dines recebe a jornalista Ana Lucia Azevedo, o coordenador do Greenpeace Brasil, Nilo DAvila; e o pesquisador Carlos Machado de Freitas, que lidera o Centro de Estudos e Pesquisa em Emergências e Desastres em Saúde (Cepedes) da Fiocruz. O programa busca contribuir na construção de uma imprensa mais atenta, mais responsável com o meio ambiente e mais crítica com empresas e governantes.

A barragem que se rompeu em Mariana, no estado de Minas Gerais, em 05 de novembro, jogou no solo e nos rios detritos de minérios altamente poluentes como manganês, ferro e mercúrio. Os dejetos tornaram a terra infértil, mataram fauna e flora. O problema é tão grave que ambientalistas ainda não sabem avaliar com precisão o futuro da vida naquela região. O rio de lama alcança o litoral brasileiro com impactos incalculáveis.

Apesar da catástrofe sem precedentes, a imprensa demorou mais de 10 dias para dar o devido destaque e a dimensão que o assunto merecia. No Brasil, existem 402 barragens de minérios. Desse total, 16 estão em risco, mas a opinião pública só agora conhece este perigo.

Nem as primeiras imagens da televisão mostrando o lodaçal em que se transformou a localidade de Bento Rodrigues, distrito de Mariana, foram suficientes para que os principais veículos de comunicação enviassem equipes e repórteres para a região do desastre.

Jornais que tradicionalmente cobrem bem assuntos internacionais se apressaram em mandar uma equipe para cobrir os atentados em Paris no dia 13, mas não deslocaram, na época, um repórter para Minas Gerais.

Para aprofundar a discussão sobre o polêmica cobertura da mídia na maior catástrofe ambiental do país, o Observatório da Imprensa consulta ainda especialistas no tema e na área de comunicação como o biólogo Mário Moscatelli, o ambientalista Sérgio Besserman, a jornalista Miriam Leitão e a professora Sylvia Moretsohn.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.