NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Globo
 
MANCHETES

» 05/02/2016 - 16:10
"Como Será?" mostra como ciência está presente nos desfiles das escolas de samba

Neste sábado (06/02), o ‘Como Será?’ põe seu bloco na rua com uma reportagem especial, dividida em três partes, mostrando que disciplinas como Biologia, Física e Matemática dão samba.

A repórter Helena Lara Resende conversa com especialistas nos três assuntos sobre como a ciência está presente nos desfiles das escolas de samba. A repórter Helena Lara Resende conversa com especialistas nos três assuntos sobre como a ciência está presente na folia.

Na primeira parte, o professor de Biologia, Rubens Oda, explica como simples processos bioquímicos aparecem o tempo todo durante os desfiles. Ele fala, por exemplo, sobre como a adrenalina atua no corpo do integrante na hora em que a escola entra na Avenida; quais músculos a passista trabalha ao sambar e como as baianas podem se preparar para mais de uma hora de rodopios sob pesadas fantasias. Na segunda parte da reportagem, Helena relembra com Neguinho da Beija-Flor alguns desfiles que atravessaram, ou seja, que perderam a sincronia entre o que era cantado e a bateria.

O engenheiro acústico Leonardo Fuks explica por que o fenômeno, relacionado ao antigo sistema de som da Marquês de Sapucaí, acontecia. Ele aproveita para fazer uma brincadeira com Neguinho: com um decibelímetro (aparelho que mede os decibéis), mede a potência da voz do intérprete do samba da Beija-Flor. A terceira e última parte da reportagem traz Ricardo Pereira, professor de Matemática e mestre de bateria, explicando as divisões de um samba em compassos. Ricardo ganhou seu primeiro tamborim aos 16 anos e aprendeu a tocar sozinho. Hoje, ele concilia suas duas paixões: a Matemática e a música.

A folia continua no estúdio, onde Veruska Donato – que substitui Sandra Annenberg durante as férias – entrevista a endocrinologista Denise Iezzi sobre como manter a saúde durante o Carnaval. A especialista dá dicas do que beber e comer antes e depois da festa, da melhor forma de se proteger do sol e de como evitar a ressaca. Ela também alerta sobre os cuidados com a alimentação e a procedência, especialmente, das comidas de rua.  

Em ‘Por uma cidade + inteligente’, o repórter Rogério Coutinho mostra soluções possíveis para que os futuros prefeitos sejam capazes de gerir as contas de seus municípios com qualidade e de forma consciente. A reportagem apresenta alternativas para arranjos econômicos (consórcios e parcerias) e formas de estímulo para o empreendedorismo dos moradores, além de mostrar o sistema “Municípios Inteligentes”, com ferramentas capazes de ajudar no controle das contas através de previsões de receitas, classificações e análises de irregularidade e inadimplência, assim como criar alarmes para o cumprimento de prazos de pagamento. Rogério ainda conversa com Mauro Osorio, doutor em Planejamento Urbano, sobre os itens que cidade precisa oferecer para ser atrativa a novos negócios: uma boa rede de telecomunicações e infraestrutura para os moradores.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.