NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

 
MANCHETES

» 06/02/2016 - 20:13
SescTV exibe tributo a Wes Montgomery neste domingo

O SescTV apresenta um tributo a Wes Montgomery, um dos influentes jazzistas norte-americanos, com documentário da série Passagem de Som e um show da série Instrumental Sesc Brasil, inéditos. O trio multicultural de jazz formado pelo sueco Ulf Wakenius, na guitarra, pelo italiano Leo Corradi, no órgão, e pelo francês Tony Match, na bateria, sobe ao palco para relembrar criações de Montgomery, que morreu em 1968, aos 45 anos de idade. Com direção geral de Max Alvim, as atrações vão ao ar neste domingo (07/02), a partir das 21h.

No Passagem de Som, o trio visita a casa do guitarrista angolano naturalizado brasileiro Nuno Mindelis, um dos nomes relevantes do blues atualmente. Wakenius - que já tocou por 10 anos com Oscar Peterson, importante pianista de jazz, morto em 2007- recorda o show que assistiu ao vivo do guitarrista e cantor B.B. King, considerado uma lenda do blues nos Estados Unidos; e Mindelis mostra sua primeira guitarra, de 1968, assinada pelo astro norte-americano.

Os músicos falam sobre a admiração que têm por Wes Montgomery. Para Wakenius, é impossível gostar de guitarra sem apreciá-lo. Mindelis diz que o jazzista era diferente, possuía técnica e alma. “Ele criou uma nova linha, um novo jeito de tocar guitarra e também uma nova vibração”, comenta Match, que já trabalhou com diversos nomes do jazz, como o Cubano Gonzalo Rubalcaba e a brasileira Flora Perim. “Ele ainda criou o que chamamos de acid jazz, de smoth jazz”, conclui o baterista. 

O documentário revela como Wakenius, Match e Corradi - este eleito o melhor organista de 2010 pela revista Jazzit - se conheceram e os artistas que os influenciaram em suas carreiras. Além disso, acompanha o ensaio do trio para o show da série Instrumental Sesc Brasil, no Teatro Anchieta, do Sesc Consolação, na capital paulista, que o canal exibe na sequência. No repertório, canções que Wes Montgomery compôs ou participou dos arranjos, como Sunny; Four on Six; Besame Mucho; e Aquarela do Brasil.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.