NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - SescTV
 
MANCHETES

» 07/02/2016 - 22:16
SescTV apresenta "As Meninas Superpoderosas Atacam!" na série Super Libris

O episódio inédito As Meninas Superpoderosas Atacam!, da série Super Libris, traz entrevista com a jornalista e escritora Thalita Rebouças, que fala sobre a literatura para adolescentes. Com direção geral de José Roberto Torero, o programa vai ao ar nesta segunda-feira (08/02), às 21h, no SescTV.

Tendo um público alvo de jovens e crianças entre 8 e 15 anos, Thalita diz que escreve para estimular neles o hábito da leitura. “Eu escrevo para eles quererem ler um livro atrás do outro”, explica. 

De acordo com ela, não há uma técnica específica ao escrever histórias para adolescentes. “Eu penso no que eu gostaria de ler se tivesse 13 ou 14 anos”, ressalta. Para a escritora, o livro não deve conter uma lição de moral ou algum ensinamento explícito, pois isso o torna chato e desinteressante. “Eu não quero ser a ‘tia chata’. Quero que os leitores me considerem uma amiga”, diz.

Jornalista de formação, Thalita diz que a profissão a ajudou a escrever livros com rapidez e disciplina. Para ela, antes mesmo de iniciar o livro, já planeja o início, o meio e o final da história que será desenvolvida. Ela conta que leva cerca de seis meses para concluir uma obra. 

A escritora mostra ainda em que lugar, como e porque escreve, no quadro Pé de Página, e no Primeira Impressão sugere o livro Sonhos De Umas Férias De Verão, de Gustavo Reiz, que mescla romance e humor em pleno Nordeste brasileiro.

Este episódio apresenta também os quadros: Orelhas, sobre a escritora revolucionária Jane Austen, que escreveu Orgulho e Preconceito, e sobre a poetisa Cecília Meireles, que tem como personagem principal o tempo; Prefácio, com Sandra Mendrano, pesquisadora na área de educação, que indica o livro Doze Reis e a Moça no Labirinto do Vento, de Marina Colasanti; Quarta Capa, que traz a booktuber Bruna Camargo comentando o livro Os Delírios de Consumo de Becky Bloom, de Sophie Kinsella; e Colofão, com a produção e edição de livros em braile da Fundação Dorina Nowill.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.