NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Brasil
 
MANCHETES

» 27/04/2016 - 12:15
Revista do Cinema Brasileiro visita set de "Os Saltimbancos Trapalhões - Rumo a Hollywood"

O programa “Revista do Cinema Brasileiro” abre a edição desta quarta (27/04), às 23h30, na TV Brasil, com uma matéria sobre a comédia “Os Saltimbancos Trapalhões – Rumo a Hollywood” prevista para entrar em cartaz em 2017. No estúdio do programa, a apresentadora Natália Lage recebe o múltiplo cineasta Pedro Asbeg – documentarista, roteirista, diretor e montador – para um bate-papo sobre suas obras audiovisuais como os premiados filmes “Democracia em preto e branco” e “Geraldinos”, além do projeto atual, ainda inédito, “América Armada”.

A visita ao set de “Os Saltimbancos Trapalhões – Rumo a Hollywood” revela as dificuldades enfrentadas pelos artistas circenses e desperta a curiosidade das crianças de hoje, que pouco ou nunca foram acompanhar uma apresentação no picadeiro. A equipe de reportagem foi até a escola de circo do ator Marcos Frota onde conversou com os trapalhões Renato Aragão e Dedé Santana e com os atores Roberto Guilherme e Letícia Colin.

Inspirada no sucesso de 1981 com os saudosos Mussum e Zacarias, nona bilheteria nacional, a nova trama é uma espécie de continuação do filme original. Ela traz de volta os personagens imortalizados no clássico que foi um fenômeno de vendas e atraiu 5,2 milhões de pessoas aos cinemas.

Além da conhecida trilha sonora, a nova versão conta com uma música inédita de Chico Buarque, “Amor Natural”, canção que se junta ao animado repertório que encanta gerações nas telonas e nos palcos. “A ideia não foi minha, veio do teatro”, conta o eterno Didi Mocó. “Não é remake, é um novo filme dos Trapalhões com as mesmas músicas”, ressalta Aragão.

No estúdio do Revista, o cineasta Pedro Asbeg conversa com Natália Lage sobre sua produção cinematográfica que tem dois assuntos fundamentais para entender o Brasil contemporâneo: futebol e política.

Um dos filmes é “Democracia em Preto e Branco” que este mês conquistou o prêmio Thinking Football 2015 na Europa ao abordar o movimento Democracia Corintiana. “Os jogadores passaram a votar e decidir certos temas do cotidiano deles. Ao longo desse processo que durou cerca de dois anos e meio, os atletas perceberam que eles tinham um papel importante dentro da sociedade”, analisa o diretor.

Pedro também comenta o premiado documentário “Geraldinos”, realizado com Renato Martins, que ganhou o Cinefoot na categoria Longa-Metragem e foi reconhecido na Mostra de Tiradentes pelo Júri Popular. “O filme começou em 2005. Levamos nove anos para retomar o projeto. Depois da obra que acabou com a geral, foi feita uma nova obra que acabou com o Maracanã. A gente resolveu tratar não só da geral e do estádio, mas daquilo como um símbolo do que estava acontecendo com a cidade”, explica.

O cineasta ainda fala de “América Armada”, seu novo trabalho. “Ele trata do problema da ausência do estado e do nascimento de poderes paralelos na Colômbia, no México e no Brasil. A ideia é mostrar como a violência se banalizou e ao mesmo tempo como os três países vivem realidades muito distintas.

Na sequência, a pauta é o documentário “Xingu Cariri Caruaru Carioca”, de Beth Formaggini. O longa percorre o interior brasileiro em busca das raízes do pífaro, instrumento considerado irmão da flauta, mas que já existe no pais desde antes da chegada dos europeus. Nessa viagem, a cultura popular se encontra com a música pop. Entre os entrevistados estão a diretora do filme e o músico Carlos Malta, autor do argumento do documentário.

O longa de ficção “Jogo da Memória” também ganha destaque no programa desta semana. A profundidade psicológica e filosófica são as marcas da produção que mistura drama e suspense. No longa de Jimmy Figueiredo, os viciados no jogo são bons em relembrar fatos do passado, mas também são bons em esquecer o que não interessa.

Em outra matéria da atração, os diretores Dante Vescio e Rodrigo Gasparini contam como atraíram os olhares de empresários paulistas que viram no filme “O Diabo Mora aqui” uma oportunidade para divulgar suas marcas. Todo o financiamento do longa foi feito sem incentivo fiscal e está sendo pago com o dinheiro do licenciamento para exibição da obra no exterior.

Em seguida é a vez de uma reportagem sobre o curta “O Sinaleiro”, de Daniel Augusto. A história é baseada em um clássico da literatura fantástica de Charles Dickens, que pela primeira vez tem sua obra adaptada para o cinema brasileiro.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.