NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

 
MANCHETES

» 30/04/2016 - 20:44
Maestro estoniano Arvo Volmer rege a Osesp no "Clássicos"

Com gravação exclusiva da TV Cultura no último dia 26 de março, o “Clássicos” leva ao ar neste sábado (30/04), às 21h30, mais um concerto da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), com regência do estoniano Arvo Volmer e obras de Kodály, Mozart e Tchaikovsky.

Sobre a pouco conhecida Noite de verão, de Zoltán Kodály, que abre o programa, o maestro Arvo Volmer declarou que “para mim, a peça representa um cenário próximo, familiar: há algo em comum entre o relevo plano da Estônia e a puszta húngara. Uma leve melancolia e o vazio de grandes espaços abertos criam uma sensação nostálgica de desejos não realizados, planos que poderiam ter se concretizado, eventos que poderiam ter acontecido”.

Na sequência, o programa traz o Concerto para piano n.23 em lá maior KV 488. Obra de maturidade, terminada em 1786, no auge criativo da vida de Mozart, este concerto é a mais lírica e introspectiva de suas incursões no gênero. A escrita consegue ser ao mesmo tempo intensa e equilibrada, com um timing dramático normalmente associado à ópera. A solista é a pianista russa de 30 anos Yuliana Avdeeva, que ostenta no currículo o primeiro prêmio no Concurso Internacional de Piano Frederic Chopin, em Varsóvia.

A última peça do programa é a conhecida Sinfonia n.6, “Patética”, de Tchaikovsky, dedicada pelo compositor a seu sobrinho, Vladimir Davydov. Tchaikovsky considerou-a sua melhor obra, e ao longo dos anos ela foi tomada como uma espécie de “testamento” do autor, uma vez que ele faleceu poucos dias após a estreia, que aconteceu em São Petersburgo dia 28 de outubro de 1893.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.