NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

 
MANCHETES

» 30/04/2016 - 20:53
"Concertos Matinais" traz música de filme de Hitchcock neste domingo

Sob o comando do maestro Júlio Medaglia, o “Concertos Matinais” deste domingo (01/05), às 12h, na TV Cultura, mescla clássicos universais com importantes obras do repertório brasileiro.

A célebre abertura da ópera As bodas de Figaro, de Mozart, com regência do próprio Júlio Medaglia e a Orquestra Prelúdio, dá início ao primeiro bloco, que segue com o pianista austríaco Rudolf Buchbinder solando o Concerto n.1 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Municipal. O bloco se encerra com outra abertura, dessa vez da ópera Zemira, do Padre José Maurício Nunes Garcia – um dos mais importantes nomes da música brasileira do início do século XIX.

O segundo bloco traz performances gravadas em diferentes edições do Festival de Campos do Jordão. La valse, obra de Ravel que faz uma louvação às valsas vienenses do século XIX, é apresentada com Benito Juarez à frente da Sinfônica Municipal de Campinas, em gravação de 1991. Na sequência, a atração apresenta Hekel Tavares e seu Concerto para piano e orquestra em formas brasileiras, com dois importantes artistas brasileiros: o regente Eleazar de Carvalho e o pianista Pietro Maranca. O registro é de 1982.

No terceiro bloco, duas peças conhecidas do público: a Valsa brilhante, de Chopin, com Magdalena Tagliaferro, e parte da trilha sonora do filme Um corpo que ca”, clássico de Hitchcock com música de Bernard Herrmann – segundo Pierre Boulez, esta era a mais bem acabada obra musical já escrita para o cinema.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.