NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - Tv Brasil
 
MANCHETES

» 30/04/2016 - 22:09
"Ver TV" debate cobertura da mídia estrangeira sobre a crise política no Brasil

A repercussão da crise política brasileira pela imprensa no exterior é tema do programa Ver TV deste domingo (01/05), às 23h, na TV Brasil. Para analisar o assunto, o apresentador Lalo Leal recebe o editor-executivo da BBC Brasil em São Paulo, Caio Quero; o integrante do diretório da Telesur, Beto Almeida; e o correspondente do jornal Los Angeles Times, Vincent Bevins.

“A cobertura estrangeira sobre a crise no Brasil está refletindo toda a complexidade”, afirma Caio Quero, editor-executivo da BBC Brasil em São Paulo. Ele deixa uma orientação para outros profissionais da mídia. “Sempre escutar todos os lados pra tentar explicar essa situação que é muito complexa. Até nós brasileiros temos dificuldade de entender exatamente o que está acontecendo”, pondera.

Já Beto Almeida, membro do diretório da Telesur, diferencia a atuação da imprensa nacional e da mídia do exterior. “A contradição é muito evidente. É muito mais real, verdadeira e próxima, a explicação objetiva, a cobertura que a mídia estrangeira tem feito sobre o Brasil do que a mídia brasileira tem feito do próprio país”, afirma.

Segundo Vincent Bevins, correspondente do jornal Los Angeles Times, a questão econômica influencia no segmento de comunicação. “No Brasil podemos criticar que só tenha uma linha editorial dominante aqui, mas não existe os recursos econômicos para construir outros grandes veículos. Isso limita a possibilidade de uma cobertura mais ampla”, defende

Para ampliar a análise, o programa Ver TV ainda consulta outros profissionais da imprensa. Morador do Rio de Janeiro, o jornalista Glenn Greenwald - que revelou documentos secretos sobre a vigilância nos Estados Unidos - comenta a forma como a mídia internacional mudou seu olhar sobre a crise brasileira.

A jornalista brasileira Leneide Duarte-Plon, radicada na França e correspondente em Paris, observa a influência da mídia brasileira na cobertura internacional. Sobre a cobertura da crise brasileira em Portugal, o programa ouve a jornalista e pesquisadora Otilia Leitão, da Universidade Nova de Lisboa. A correspondente da Rádio Nacional da Suécia, Lotten Collin, viajou pelo Brasil para entender melhor o momento político que o país vive.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.