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MANCHETES

» 30/04/2016 - 22:12
"Pequenas Empresas Grandes Negócios" mostra como fazer de um carrinho de hot dog um bom investimento

O brasileiro já se habituou a comer o famoso “dogão” nas ruas das grandes e das pequenas cidades, seja na hora do almoço, no meio do expediente ou na saída de um jogo de futebol. O ‘Pequenas Empresas & Grandes Negócios’ deste domingo (01/05) procura entender como funciona esse tipo de comércio, que, só em Osasco (Grande São Paulo), a “capital do hot dog”, vende mais de 5 mil lanches por dia. Por conta da crise, Vanda do Carmo, dona de um carrinho de cachorro-quente há 25 anos, sentiu as vendas caírem 30%. Por isso, a consultora Vera Araújo dará algumas dicas para que a comerciante ganhe destaque em meio a tantos concorrentes.

Um exemplo de inovação no ramo é o do empresário Wesley, que vende cachorro-quente em um shopping em frente à Arena Corinthians. Durante a Copa do Mundo, ele criou um cardápio inteiro baseado na culinária dos países que jogaram aqui. Hoje, fatura R$ 50 mil com a “customização” de seus lanches e promete surpreender durante as Olimpíadas.

No mundo das franquias, algumas coisas vêm mudando com o tempo. Agora, muitas redes começam a indicar qual é o perfil de franqueado mais adequado para cada tipo de negócio. É o caso de Lúcio Rodrigues, dono de uma rede de franquias de salão de beleza, que procurava o perfil de uma mulher a partir dos 30 anos para comandar uma de suas lojas. Outras empresas podem optar por pessoas acima dos 55 anos, por exemplo. Uma questão sobre a qual os franqueados devem ficar atentos são as taxas, e a reportagem destaca a importância de considerar esse gasto na hora de decidir por este ramo. A primeira delas é a de franquia, cobrada geralmente uma única vez, na assinatura do contrato. Em alguns casos, ela aparece também na renovação. Há ainda a taxa de royalties, a taxa de publicidade, entre outras. 

O professor de Letras Orivan Pavan encontrou um negócio para apostar, ainda em 1995. Quando pouca gente ainda falava sobre consumo consciente, ele começou a criar produtos sustentáveis, ambientais e veganos. A princípio, vendia suas peças em outras lojas e até em um site. Hoje, tem um espaço próprio, também ecológico, faturando R$ 120 mil por mês com a venda de bolsas, casacos, sacolas e tênis. 

O ‘Pequenas Empresas & Grandes Negócios’ vai ao ar todos os domingos pela manhã na Tv Globo, logo após o ‘Antena Paulista’, em São Paulo, e após o ‘Globo Comunidade’, no restante do Brasil.

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