O brasileiro já se habituou a comer o famoso “dogão” nas ruas
das grandes e das pequenas cidades, seja na hora do almoço, no meio do
expediente ou na saída de um jogo de futebol. O ‘Pequenas Empresas &
Grandes Negócios’ deste domingo (01/05) procura entender como funciona esse
tipo de comércio, que, só em Osasco (Grande São Paulo), a “capital do hot dog”,
vende mais de 5 mil lanches por dia. Por conta da crise, Vanda do Carmo, dona
de um carrinho de cachorro-quente há 25 anos, sentiu as vendas caírem 30%. Por
isso, a consultora Vera Araújo dará algumas dicas para que a comerciante ganhe
destaque em meio a tantos concorrentes.
Um exemplo de inovação no ramo é o do empresário Wesley, que vende
cachorro-quente em um shopping em frente à Arena Corinthians. Durante a Copa do
Mundo, ele criou um cardápio inteiro baseado na culinária dos países que jogaram
aqui. Hoje, fatura R$ 50 mil com a “customização” de seus lanches e promete
surpreender durante as Olimpíadas.
No mundo das franquias, algumas coisas vêm mudando com o tempo. Agora, muitas
redes começam a indicar qual é o perfil de franqueado mais adequado para cada
tipo de negócio. É o caso de Lúcio Rodrigues, dono de uma rede de franquias de
salão de beleza, que procurava o perfil de uma mulher a partir dos 30 anos para
comandar uma de suas lojas. Outras empresas podem optar por pessoas acima dos
55 anos, por exemplo. Uma questão sobre a qual os franqueados devem ficar
atentos são as taxas, e a reportagem destaca a importância de considerar esse
gasto na hora de decidir por este ramo. A primeira delas é a de franquia,
cobrada geralmente uma única vez, na assinatura do contrato. Em alguns casos,
ela aparece também na renovação. Há ainda a taxa de royalties, a taxa de
publicidade, entre outras.
O professor de Letras Orivan Pavan encontrou um negócio para apostar, ainda em
1995. Quando pouca gente ainda falava sobre consumo consciente, ele começou a
criar produtos sustentáveis, ambientais e veganos. A princípio, vendia suas
peças em outras lojas e até em um site. Hoje, tem um espaço próprio, também
ecológico, faturando R$ 120 mil por mês com a venda de bolsas, casacos, sacolas
e tênis.
O ‘Pequenas Empresas & Grandes Negócios’ vai ao ar todos os domingos pela
manhã na Tv Globo, logo após o ‘Antena Paulista’, em São Paulo, e após o ‘Globo
Comunidade’, no restante do Brasil.