NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

 
MANCHETES

» 30/04/2016 - 22:18
Canal Brasil estreia série apresentada por Fernando Henrique Cardoso neste domingo

A história de um país é escrita por aqueles que, ao longo dos tempos, lutaram por seus ideais e defenderam aquilo que acreditavam contribuir para o futuro de uma sociedade. São cinco séculos de um Brasil marcado pela pluralidade, que é resultado da mistura de cada brasileiro, seja ele índio, descendente de colonos portugueses, de africanos que foram escravizados ou de imigrantes. Inventores do Brasil, série com apresentação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, estreia no Canal Brasil neste domingo (01/05), às 21 horas, com o perfil de 19 desses brasileiros que caminharam promovendo mudanças. A atração tem direção de Bruno Barreto e roteiro do próprio Fernando Henrique, ao lado de Elio Gaspari. 

Nesta série iremos de D. Pedro II, um monarca europeu nos trópicos, a Tancredo Neves, construtor da grande conciliação nacional, da qual resultou a democracia em que vivemos até hoje, explica FHC sobre o recorte temporal da atração. Como em qualquer seleção há nela algo de pessoal - Joaquim Nabuco, Euclides da Cunha, Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda, para citar alguns, mostraram ao Brasil um povo que ele não conhecia, complementa. 

O episódio de estreia é sobre D. Pedro II e Joaquim Nabuco. Com imagens gravadas no Museu Imperial, em Petrópolis (RJ), FHC fala da diferença do D. Pedro retratado nos quadros, e o da vida real, normal, sem pompa alguma. O ex-presidente destaca ainda como o imperador, em 49 anos de posto, foi responsável pelo começo da consolidação do estado brasileiro; e como conduziu o país nas relações políticas - se ele cuidava da política interna com luva de pelica, olhando para a unidade nacional, teve mão de ferro quando lidou com as ameaças externas. 

Já no segundo bloco da atração, FHC fala da importância de Joaquim Nabuco na luta e combate à escravidão no país - foi quem melhor olhou para os de baixo -, e como Nabuco, por ser um homem de palavras e letras, foi também um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, ao lado de Machado de Assis. 

Os episódios seguintes perfilam grandes personagens como: Euclides da Cunha, Campos Salles, Gilberto Freyre, Sergio Buarque de Holanda, Rodrigues Alves, Barão do Rio Branco, Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Dom Helder Câmara, Castello Branco, Ulysses Guimarães e Tancredo Neves. O painel traçado nesta série não é uma história do Brasil nem uma história das ideias no Brasil. É uma história das ideias de Brasil. Como diferentes personagens pensaram e ajudaram a fazer nosso país. Eles são alguns dos personagens que, até hoje, mais impacto tiveram no seu tempo e na nossa história, explica Fernando Henrique. 

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.