NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação
 
MANCHETES

» 22/05/2016 - 23:55
Diretor de fotografia Walter Carvalho fala sobre seu processo criativo no "Ofício em Cena"

Nesta terça-feira (24/05), às 23h30, na GloboNews, o diretor de fotografia Walter Carvalho divide com o público do ‘Ofício em Cena’ um pouco da experiência acumulada ao longo de uma trajetória muito bem sucedida, no cinema e na televisão. O mais recente, a minissérie ‘Justiça’ (com estreia prevista para o segundo semestre, na Globo) é mais uma parceria com o diretor José Luiz Villamarim, com quem já trabalhou em ‘O Rebu’, ‘Amores Roubados’ e ‘O Canto da Sereia’.

Walter conta que é no primeiro encontro com o diretor que ele dá início à criação de imagens com um sentido que vai além das palavras. Isso porque Walter carrega um caderno, onde anota tudo o que o diretor diz. "A beleza é muito perseguida. Eu não persigo a beleza, ela tem que aparecer junto comigo, junto com o processo. Eu me recuso a, em princípio, filmar as coisas num pôr-do-sol, porque eu já sei que é bonito. Eu tenho que encontrar o pôr-do-sol do diálogo, encontrar dentro da palavra o que a imagem não vai ilustrar, mas o que a imagem vai comentar", conta.

Com tanta experiência, Walter é um dos poucos diretores de fotografia que faz questão de operar a câmera. Como resultado, ele traz um calo num ombro, que faz com que um lado seja meio centímetro mais alto que o outro. Mas isso não o faz desistir dessa crença, de que operando a câmera ele tem a oportunidade de se aproximar do ator e de captar algo além da imagem. "Eu tenho a chance de ouvir a respiração dele, eu consigo sentir a pulsação e sentir o arco emotivo, o arco da emoção com a qual ele está trabalhando. E indo pra junto do ator, eu estou me aproximando da possibilidade de fazer uma coisa que eu não controlo, que eu não domino, que é a emoção", explica o diretor.

Pela primeira vez em três temporadas do ‘Ofício em Cena’, um telão foi instalado no cenário para a entrevista de Walter Carvalho.  “Abrimos o nosso fundo de cena para a imagem entrar, literalmente, no cenário do programa porque o convidado pede: falar de imagem com imagem”, explica a apresentadora Bianca Ramoneda. E nesse telão foram exibidas imagens marcantes de alguns de seus trabalhos.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.