O que faz de uma pessoa mais ou menos empreendedora que
outra? Alguns podem apostar na sorte, outros, no esforço. Mas o que um
laboratório descobriu é que existe um gene responsável por essa característica,
o Nr2b, ou “gene empreendedor”. O ‘Pequenas Empresas & Grandes Negócios’
deste domingo (26/06) revela que a Universidade de Princeton, nos Estados
Unidos, fez um teste com camundongos e aqueles que tinham esse gene duplicado
acharam a saída de um labirinto muito mais rápido do que os animais sem a
presença do Nr2b.
Segundo a pesquisa, somente 3% da população mundial têm esse
gene, como é o caso do empreendedor Ricardo Alves, que de vendedor de lanches
na rua passou a comandar o quarto maior grupo de alimentação do país, com 340
lojas. Mas o programa mostra, também, que mesmo os que não têm essa “vantagem”
no DNA podem buscar conhecimento e empreender com sucesso.
Um caso de empreendedorismo eficiente é o de Alessandro
Pereira e Alceu da Silveira. Há 15 anos, eles montaram uma churrascaria e, em
2012, transformaram o churrasco em fast food. O plano deu tão certo que a
rede conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o prêmio de melhor franquia
emergente (aquela que consegue sucesso em pouco tempo no mercado) pela Revista
“Pequenas Empresas Grandes Negócios”.
Embarcando numa tendência mundial, o empresário Farias de
Souza viu nos mercadinhos de bairro uma possibilidade de negócio. Com a rotina
apressada das grandes cidades, os consumidores buscam praticidade e agilidade
e, por isso, atualmente, até grandes redes têm investido em lojas menores. Para
não perder clientes para a concorrência, os donos de mercearias e empórios têm
de apostar em algum diferencial, como entrega gratuita e produtos específicos.
Já aqueles que estão na internet precisam ficar atentos às
vendas por dispositivos móveis, como smartphones, tablets e relógios
inteligentes. Para isso, as versões mobile de sites permitem que o
consumidor acesse as informações e produtos facilmente na palma da mão. Foi o
caso de Renan Santos e Simone Carvalho, que abriram uma loja de moda evangélica
na internet e viram seu negócio crescer em 20% quando lançaram a versão móbile.
E em meio a uma crise que afeta diversos setores da economia,
o governo federal anunciou uma nova linha de financiamento para empresas que
faturam até R$ 3.6 bilhões por ano. Para ter o incentivo, o empresário tem de
manter seu quadro de funcionários sem demissões e, aqueles que têm mais de dez
empregados, têm de contratar um jovem aprendiz, entre 14 e 18 anos.
O ‘Pequenas Empresas & Grandes Negócios’ vai ao ar todos
os domingos pela manhã na TV Globo, logo após o ‘Antena Paulista’, em São
Paulo, e após o ‘Globo Comunidade’, no restante do Brasil.