O “Caminhos da Reportagem” desta quinta (21/07), às 22h, na
TV Brasil, mostra como parcela da população que ficou desempregada encontra
alternativas para driblar a crise econômica e manter as contas pagas.
Quais as características do bom empreendedor: ser ousado,
experiente ou saber aproveitar as oportunidades? Pequenos negócios são garantia
de sucesso? Empreender em tempos de crise econômica é recomendável? Quais os
negócios que estão aquecidos mesmo diante da crise? A equipe de reportagem busca
esclarecer essas e outras questões no programa desta semana.
O jornalístico da TV Brasil entrevista gente como Valdir
Valença que se adaptou às novas tecnologias e passou a trabalhar como motorista
do aplicativo Uber. Para ele, ter garra e simpatia são características que o
diferenciam e fazem dele um bom empreendedor. Outra pessoa que usa a internet
para aumentar a clientela é Flávia Lopes. Ela oferece seus serviços de manicure
por meio de um aplicativo de celular.
O programa destaca ainda como as Olimpíadas podem revelar
boas oportunidades de negócios para os mais criativos. No Rio de Janeiro, uma
empresa une sustentabilidade com inovação para conquistar mais parceiros
interessados em usar bicicletas para fazer suas entregas. Já o empreendedor
Gilson Fumaça aproveita o período de aquecimento do turismo na cidade para
oferecer experiências tipicamente brasileiras aos visitantes. Ele criou uma
agência que dá aos turistas a chance de, por exemplo, aprender a cozinhar uma
feijoada, jogar futebol ou fazer trilha na favela.
E para quem acha que a crise só tem aspectos negativos, dois
negócios da Capital Federal provam que baixo investimento e economia
compartilhada podem gerar ótimas oportunidades de negócios. A Camelo do Chopp
vende cerveja artesanal numa bicicleta adaptada e a Cria Brasília reúne 22
artistas que dividem o espaço, as despesas e muito lucro.