NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Brasil
 
MANCHETES

» 28/07/2016 - 15:13
"Caminhos da Reportagem" investiga rotina de mães que criam filhos com microcefalia

O programa “Caminhos da Reportagem” desta quinta (28/07), às 22h, na TV Brasil, acompanha o dia a dia de mães que tiveram filhos portadores de microcefalia em decorrência do vírus do zika.

Os jornalistas da emissora visitam Bahia, Pernambuco e Paraíba, estados com os menores índices de desenvolvimento humano do país e que lideram o ranking de casos de mulheres contaminadas. A equipe da TV Brasil entrevista especialistas em Direitos Humanos, representantes de movimentos sociais, profissionais de saúde além das principais vítimas do zika vírus na região.

As políticas públicas de combate ao problema e os programas de assistência para essas mulheres ainda são frágeis. A epidemia que chamou a atenção do mundo todo tem deixado suas principais vítimas na sombra. Donas de uma vida já difícil, centenas de mulheres pobres, negras, nordestinas agora carregam diariamente seus filhos em busca de uma cura improvável.

Para Ana Carla, mãe de uma menina com microcefalia e moradora do município de São Lourenço da Mata na grande Recife, faltam recursos básicos de infraestrutura para que os familiares possam seguir com o tratamento da filha com microcefalia. "O difícil é sair daqui cedo demais, pegar dois transportes, às vezes até três, de madrugada praticamente, com uma criança no colo, em ônibus superlotados. Eu gasto duas horas e meia de viagem para uma consulta de meia hora, no máximo", lamenta a pernambucana.

Além de destacar a mudança na rotina das mães de bebês com microcefalia e a resposta das instituições sobre o que já feito por essas mulheres, o Caminhos da Reportagem vai mostrar a importância da discussão sobre planejamento sexual e reprodutivo.

A matéria especial da TV Brasil traz ainda algumas iniciativas empreendidas pelas próprias mulheres para se informar, proteger e de empoderamento diante das consequências da epidemia.

 

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.