NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Cultura
 
MANCHETES

» 24/08/2016 - 12:13
Cilene Saorin fala sobre desafio de ser sommelier de cervejas no "Inspira.mov Brasil"

A sommelier de cervejas Cilene Saorin é a convidada do Inspira.mov Brasil, que a TV Cultura exibe nesta quarta-feira (24/08), à meia-noite. Uma das poucas mulheres no mundo sommelier de cervejas, com graduação na Espanha e na Alemanha, Cilene conta o que a levou a se apaixonar por essa cultura e porque a bebida deveria ser tão valorizada quanto o vinho.

Com mais de 20 anos de trabalho, Cilene Saorin começa o programa explicando que, ao contrário do que muitos pensam, a cerveja estupidamente gelada é apenas uma das várias formas de consumo da bebida. Ela lembra que, por causa da falta de conhecimento, a cerveja sofre com o estigma de bebida masculina que faz mal à saúde e engorda. Segundo ela, muitos afirmam erroneamente que a bebida é “sem sofisticação gastronômica para combinar com comida”.

“Mulher não cabe aqui”, disseram para ela ao entrar nesse novo universo. A sommelier recorda na atração as várias barreiras que enfrentou e que, de certa forma, a estimularam em sua trajetória. Nas fábricas em que trabalhou pelo país, fez de tudo em diferentes partes do processo de produção. Sua vontade de aprender cada vez mais também foi fundamental no período em que realizou seus cursos na Europa.

Quando decidiu lançar sua carreira solo no Brasil, abrindo sua empresa, também teve de superar obstáculos para que entendessem seu trabalho de sommelier. “Cerveja não precisa desta frescura”, afirmavam. Sua estratégia foi manter a persistência e continuar estudando e viajando para degustar. Seu trabalho deste então é colaborar para a educação sobre a bebida e o consumo inteligente de cerveja.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.