NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

 
MANCHETES

» 26/08/2016 - 14:01
Família Moser tem sua quase Odisseia grega narrada no "Terra Prometida"

Nesta sexta-feira (26/08), o programa “Terra Prometida” exibe o episódio A Travessia, que narra a história da brava e resistente família Moser na luta para fugir do povo nazista. A atração, que se utiliza de fatos reais, reconstituídos em animação e com imagens de arquivo de pessoas afetadas pela guerra e imagens históricas, vai ao ar às 22h, na TV Cultura.

Entre os 30 mil judeus detidos por conta da “Noite dos Cristais”, quando milhares de semelhantes foram arbitrariamente enclausurados pelas forças hitleristas, está Max Moser. Ele e sua esposa, Herta Moser, tiveram de enfrentar com muita gana e força de sobrevivência as atrocidades nazistas. Eles assistiram à escalada de Hitler sem feridas fatais, mas suas cicatrizes emocionais foram profundas.

A partir da prisão do marido, Herta buscou, incansavelmente, uma forma de libertá-lo do cárcere alemão e fugir do país com o filho de apenas dois anos, Peter. Com poucas alternativas à sua frente, o Brasil surgiu como a terra prometida para ela, uma vez que sua irmã, Else, e seu pai, já tinham encontrado refúgio no solo brasileiro. Entretanto, ao tentar obter um visto na Embaixada de Berlim, Herta sequer foi recebida pelo cônsul.

Informada de que Max seria libertado caso apresentassem os vistos para outro país no intervalo de quatros semanas, Herta conseguiu solicitar as assinaturas necessárias na embaixada de Viena. Após vender os pertences da família, ela comprou passagens para Xangai e, junto ao marido, partiu com filho para a China, onde aguardaram a liberação do visto brasileiro.

A espera foi angustiante e cansativa, assim como a viagem de navio para o Brasil, na qual Peter foi acometido pelo sarampo. Depois da exaustiva rota, Max, Herta e seu pequenino chegaram sãos e salvos ao porto do Rio de Janeiro, em maio de 1939. No entanto, mesmo com o alento dos parentes e dos novos amigos, um novo desafio esperava os Moser: adaptar-se e se estabilizar na tão prometida terra brasileira.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.