NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - SescTV
 
MANCHETES

» 22/09/2016 - 12:28
SescTV exibe Retrospectiva Eder Santos neste sábado

No mês quem o Sesc completa 70 anos, o SescTV exibe a Retrospectiva Eder Santos, que apresenta curtas-metragens dirigidos e comentados pelo cineasta e videoartista, um dos principais nomes da videoarte no Brasil. A produção que vai ao ar neste sábado (24/09), às 22h, traz uma seleção de vídeos que marcaram a carreira do artista, como Não Vou à África Porque Tenho Plantão; Mentiras e Humilhações; Essa Coisa Nervosa; Tumitinhas; Framed by Curtains; e Projeto Apollo.

A retrospectiva abre com três curtas: Uakti (1987), que traz o grupo de mesmo nome tocando uma nova versão para o Bolero de Ravel, em meio a  recipientes com água, enfeites, aquários, flores, entre outros objetos;  Rito e Expressão (1989, 810), que expõe uma outra aparência à igreja barroca do Rosário de Ouro Preto, em Minas Gerais, com a inserção de imagens e texturas, utilizando referências da cultura afro e citações de poema de Affonso Ávila (1928 - 2012); e Não Vou à África Porque Tenho Plantão (1990) mescla imagens da África com depoimentos diversos em inglês e legendas em português, revelando a construção de uma nova antropologia.

No bloco seguinte, o curta Mentiras e Humilhações (1988) passeia pela casa de uma senhora que narra o poema Liquidação, de Carlos Drummond de Andrade. Nos cômodos, lembranças do passado se misturam às imagens do presente. A produção foi premiada na 6ª edição do festival Videobrasil. Já Essa Coisa Nervosa (1998), que integra uma trilogia formada por Não Vou à África Porque Tenho Plantão e Enredando Pessoas, busca o entendimento entre as pessoas, observando suas diferenças de temperamento e cultura. Logo depois, Tumitinhas (1998) declama um poema de Sandra Penna inspirado em uma canção infantil, que relata um final de relacionamento amoroso.  

“O último bloco são duas coisas completamente diferentes”, diz Santos. Framed by Curtains (1999), primeiro vídeo digital realizado pelo artista, é para ele uma videocarta. A obra mostra uma Hong Kong diferente, com visões distorcidas e múltiplas da cidade que aguarda um entendimento entre Ocidente e Oriente. A retrospectiva fecha com o Projeto Apollo (2000), uma encomenda em comemoração aos 50 anos de televisão no Brasil. O vídeo entrevista diversas pessoas para saber o que elas pensam sobre a chegada do homem à lua em 1969, transmitida pela televisão.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.