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MANCHETES

» 24/09/2016 - 19:50
Perfume de caju: "Pequenas Empresas Grandes Negócios" dá passo a passo de como montar uma startup

Inovação e crescimento rápido são dois elementos básicos quando se pensa em criar uma startup. O ‘Pequenas Empresas & Grandes Negócios’ deste domingo (25/09) apresenta um guia básico, com o passo a passo, para um empreendedor desenvolver esse tipo de empresa.

A primeira fase consiste em avaliar a ideia e, em seguida, testá-la com pessoas de confiança. Por fim, coloca-se o plano de negócio em prática. Victor Santos e Henrique Castellani são exemplos do planejamento de acordo com esse manual. Os dois abriram uma startup para vender refeições congeladas saborosas e saudáveis.

A dupla reorganizou algumas vezes o plano de negócio antes da captação de investimento. Depois de fixarem os pontos ainda em dúvida, lançaram o produto em março deste ano e esperam faturar R$1 milhão  até o final de dezembro. 

A piauiense Deusa Oliveira já trabalhou como modelo e a área da beleza sempre a interessou. Tanto que, atualmente, ela trabalha como consultora no segmento. Mas a empresária tem a ambição de lançar uma nova mercadoria: o perfume de caju. No quadro ‘Vc no PEGN’, a consultora envia a dúvida para o especialista Cristian Welsh Miguens de como conseguir investimento para desenvolver a nova fragrância.

Já a empresária Marina Cabral, nascida em Belém (PA), mudou-se para São Paulo há alguns anos e, para sentir menos saudade da terra natal, revende produtos típicos da região na capital paulista. Ela realiza a ponte entre fornecedores e restaurantes, hotéis e escolas de gastronomia, os quais têm grande interesse em produtos como jambu, farinha d’água, graviola e tucupi. Melhorando a qualidade da distribuição, Marina vende por mês uma tonelada de produtos e pretende dobrar o volume até o primeiro semestre de 2017. 

Para montar um restaurante, além de bons fornecedores, também é necessário equipar a cozinha com móveis e eletrodomésticos de boa qualidade. O investimento inicial gira em torno de R$100 mil, valor que nem sempre é disponível para quem está começando na gastronomia. Por isso, o conceito de cozinha compartilhada faz sucesso no exterior e está se instalando no Brasil. Nesse espaço colaborativo, chefes de cozinha se juntam e levam sua cozinha para diferentes locais, além de ampliar a variedade de pratos para o consumidor.  

O ‘Pequenas Empresas & Grandes Negócios’ vai ao ar todos os domingos pela manhã na TV Globo, logo após o ‘Antena Paulista’, em São Paulo, e após o ‘Globo Comunidade’, no restante do Brasil.

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