Inovação e crescimento rápido são dois elementos básicos
quando se pensa em criar uma startup. O ‘Pequenas Empresas & Grandes
Negócios’ deste domingo (25/09) apresenta um guia básico, com o passo a passo,
para um empreendedor desenvolver esse tipo de empresa.
A primeira fase consiste em avaliar a ideia e, em seguida,
testá-la com pessoas de confiança. Por fim, coloca-se o plano de negócio em
prática. Victor Santos e Henrique Castellani são exemplos do planejamento de
acordo com esse manual. Os dois abriram uma startup para vender refeições
congeladas saborosas e saudáveis.
A dupla reorganizou algumas vezes o plano de negócio antes da
captação de investimento. Depois de fixarem os pontos ainda em dúvida, lançaram
o produto em março deste ano e esperam faturar R$1 milhão até o final de dezembro.
A piauiense Deusa Oliveira já trabalhou como modelo e a área da beleza sempre a
interessou. Tanto que, atualmente, ela trabalha como consultora no segmento.
Mas a empresária tem a ambição de lançar uma nova mercadoria: o perfume de
caju. No quadro ‘Vc no PEGN’, a consultora envia a dúvida para o especialista
Cristian Welsh Miguens de como conseguir investimento para desenvolver a nova
fragrância.
Já a empresária Marina Cabral, nascida em Belém (PA),
mudou-se para São Paulo há alguns anos e, para sentir menos saudade da terra
natal, revende produtos típicos da região na capital paulista. Ela realiza a
ponte entre fornecedores e restaurantes, hotéis e escolas de gastronomia, os
quais têm grande interesse em produtos como jambu, farinha d’água, graviola e
tucupi. Melhorando a qualidade da distribuição, Marina vende por mês uma
tonelada de produtos e pretende dobrar o volume até o primeiro semestre de
2017.
Para montar um restaurante, além de bons fornecedores, também é necessário
equipar a cozinha com móveis e eletrodomésticos de boa qualidade. O
investimento inicial gira em torno de R$100 mil, valor que nem sempre é
disponível para quem está começando na gastronomia. Por isso, o conceito de
cozinha compartilhada faz sucesso no exterior e está se instalando no Brasil.
Nesse espaço colaborativo, chefes de cozinha se juntam e levam sua cozinha para
diferentes locais, além de ampliar a variedade de pratos para o consumidor.
O ‘Pequenas Empresas & Grandes Negócios’ vai ao ar todos os domingos pela
manhã na TV Globo, logo após o ‘Antena Paulista’, em São Paulo, e após o ‘Globo
Comunidade’, no restante do Brasil.