NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - SescTV
 
MANCHETES

» 25/09/2016 - 18:19
Documentário e show com Gabriel Sater ganham destaque no SescTV

Paulistano, criado no Mato Grosso do Sul, Gabriel Sater, 34, traz no sangue o DNA da música. Filho do violeiro Almir Sater, o violonista e compositor fala sobre sua formação e carreira em documentário da série Passagem de Som, que o SescTV apresenta neste domingo (25/09), às 21h. Na sequência, o músico toca canções autorais e de seu próprio pai, em show da série Instrumental Sesc Brasil. As produções têm direção geral de Max Alvim. 

Gabriel Sater, que começou a se interessar por música com 15 anos, tinha 18 quando resolveu fazer um intercâmbio em Nova Iorque, onde morou por um ano. O artista lembra que estava descobrindo o violão brasileiro quando conheceu ali o álbum Friday Night São Francisco, dos violonistas Paco de Lucia, Al Dimeola e John McLaughlin. Segundo ele, o disco o ajudou nas bases e nas técnicas que utiliza para tocar.

Gabriel recorda que, de volta ao Brasil, em 1999, foi apresentado, por seu pai, ao violonista e compositor Yamandu Costa, que na época participava de uma turnê com Almir Sater e com o acordeonista Renato Borghetti. “Eu ainda não tinha tido acesso, mesmo vindo de uma família de músico, à música instrumental”, revela e completa “Isso abriu minha cabeça de uma maneira que eu nunca mais olhei para trás”. 

Gabriel Sater conta que naquele ano começou a estudar com o maestro gaúcho Cristiano Kotlinski, adepto à música brasileira e de fronteira, tanto populares como eruditas. O repertório passeava por chamamés, polcas, choro, jazz e bossa nova. Alguns desses ritmos, além de tangos e boleros, Gabriel diz que já ouvia na casa de seu avô, Fuad Sater, mas na época não pensava em ser músico. Unindo tudo que ouviu e aprendeu em sua vida e inspirado no trabalho do pai, Gabriel moldou o seu estilo, registrado em três álbuns lançados por ele, sendo um totalmente instrumental.

O documentário apresenta ainda a paixão de Gabriel pela natureza e a sua experiência como ator na novela Meu Pedacinho de Chão, da Rede Globo, e no musical sertanejo Nuvem de Lágrima, em que atuou como protagonista. A produção contempla também depoimentos do pianista Bruno Piazza, da atriz e dramaturga Anna Toledo e do músico e ator Paulo Miklos; e o ensaio do show do violonista para a série Instrumental Sesc Brasil, exibido na sequência.

No espetáculo, sucessos de sua carreira, como Doma, de Almir Sater e Zé Gomes, e Adios Noniño, de Astor Piazzolla; além de duas inéditas e autorais, Rio Negro e Tigre do Rio, que estarão em seu próximo álbum. João Gaspar, no violão; Álvaro Couto, no acordeon e teclado; e Paulinho Vicente, na bateria, acompanham o artista.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.