NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - SescTV
 
MANCHETES

» 21/10/2016 - 17:12
Documentário inédito conta história da flauta, do clarinete, oboé, fagote e saxofone no SescTV

Desde suas origens e até os dias de hoje, os instrumentos musicais passam por transformações, preservando as semelhanças e diferenças existentes entre si. Juntos, eles se harmonizam e são agrupados, de acordo com suas características sonoras, em cinco famílias distintas. A história e a evolução da flauta, do clarinete, do oboé, do fagote e do saxofone, instrumentos pertencentes à família das Madeiras, bem como seus registros sinfônicos estão no documentário A Democracia das Madeiras, dirigido por Marcelo Machado. A produção inédita vai ao ar nesta sexta-feira (21/10), às 20h, no SescTV.

“Quando soprou um osso pela primeira vez, o homem pré-histórico descobriu que dali era possível extrair sons diferentes, inéditos e belos”, diz o jornalista e crítico João Marcos Coelho, responsável pelo roteiro e concepção do documentário. Assim foram criados os instrumentos, que ao longo dos anos, se aprimoraram em formas e sonoridades.

Eles se juntaram em uma orquestra sinfônica no século XVIII, e a partir daí conquistaram todos os gêneros musicais. A flauta, o clarinete, oboé e fagote surgiram primeiro em madeira e depois tiveram suas versões em metal no século XIX. Neste período, o saxofone, que já existia em metal, foi feito em madeira pela primeira vez.

Independentemente dos materiais em que são produzidos, os cinco instrumentos de sopro necessitam de palhetas que, localizadas no bocal, provocam vibrações com a passagem do ar. Essas palhetas eram originalmente feitas de madeira. O oboísta Alexandre Ficarelli conta que elas são confeccionadas pelos próprios músicos artesanalmente, e que podem ser duras ou macias, com mais ou menos articulações. “Uma palheta que a gente toca Bach é diferente de uma que a gente toca Strauss”, explica.

O documentário apresenta os instrumentos da família das madeiras, começando pelo clarinete, com suas sonoridades que vão do piccolo (agudíssimo) ao contrabaixo. O clarinete foi criado no início do século XVIII pelo alemão Johann Christoph Denner, ao colocar uma chave de registro na charamela (instrumento de sopro, de palhetas duplas, com furos no corpo). Também descendente da charamela, o oboé apresenta suas variações soprano, corne inglês e d´amore.

Surgido em meados do século XVIII, o fagote pertence a um grupo pequeno, formado pelo fagottino (tenor) e contrafagote (baixo profundo). Segundo o fragotista e contrafragotista Romeu Rabelo, em 99% das vezes este instrumento é o que tem o som mais grave em uma orquestra. A flauta - que teve sua origem em um osso de tíbia há 40 mil anos e foi evoluindo, passando pela madeira, metal, prata e até ouro - possui 11 variações, com sonoridades que vão do piccolo ao hiperbaixo.

Por fim, a produção fala sobre o saxofone, surgido no século XIX na Europa, no auge da industrialização, com inovações proporcionadas pela tecnologia da época. Construído pelo belga radicado em Paris Adolphe Sax, o saxofone pertence a um grupo de onze instrumentos, com sonoridades que vão do sopraníssimo ao subcontrabaixo.

Realizado pelo Selo Sesc, A Democracia das Madeiras traz trechos de obras sinfônicas, como Concerto para Quatro Violinos RV580, composição de Antonio Lucio Vivaldi; Chorando Baixinho, de Abel Ferreira; Quatro Peças para Oboé (primeira peça), de E. Krenek; A Sagração da Primavera, de I. Stravinsky; e Chorinho para Ele, de Hermeto Pascoal. O documentário foi gravado no Sesc Consolação, na capital paulista, e lançado em DVD em outubro de 2015.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.