NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Cultura
 
MANCHETES

» 22/10/2016 - 21:10
Marcelo Tas fala de humor e política no "Café Filosófico"

Neste domingo (23/10), às 22h, a TV Cultura leva ao ar uma edição inédita do “Café Filosófico” com o jornalista e humorista Marcelo Tas. Intitulado Pode Rir, o programa faz parte da série Limites do Humor, de curadoria do próprio Tas, e discorre sobre humor e crítica social, colocando em evidência o caráter político do riso.

Mesmo sendo objeto de estudo da filosofia, religião, psicologia e arte, o humor não teve até hoje uma definição única. Nesta edição, o jornalista apresenta o seu entendimento sobre a capacidade de rir de si mesmo e do outro e afirma que, entre outras coisas, o humor é o “contato de inteligências”.

Tas também aborda a função social do humor, atuando como uma lente que revela as verdades mais escondidas. “O mundo está torto. O humorista tem uma lente torta. Quando uma coisa junta com a outra, de repente você enxerga o mundo com mais clareza”, explica. 

Ele aponta ainda que a piada é uma ferramenta para encarar a gravidade de certas questões com leveza. Para ele, “quando a situação fica grave a ponto da gente não conseguir olhar para ela, entra o humor. O humor permite encarar a gravidade da situação humana, do mundo”. 

Outro ponto levantado pelo jornalista é a pressão que recai sobre os humoristas no cenário atual e a discussão sobre os limites do humor. Tas defende que “este é o fim da picada: o dia em que o palhaço começar a sofrer as pedradas da sociedade”. 

Tas também reforça que o humorista, em seu aparente descompromisso e leveza, é um crítico de seu tempo, fazendo política ainda que à sua revelia. Ao mesmo tempo, ele mostra que a política pode aparecer como protagonista no humor.

Para explicar isto, detalha Ernesto Varella, o repórter de mentira que entrevistava personalidades de verdade, criado por ele e pelo cineasta Fernando Meirelles em 1983. Com irreverência, o personagem conseguia tocar em assuntos delicados durante o Regime Militar.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.