NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Cultura
 
MANCHETES

» 25/10/2016 - 16:09
Yamandu Costa entrevista Vinícius Sarmento em "Sete Vidas em 7 Cordas"

Com apresentação de Yamandu Costa, a TV Cultura exibe nesta terça-feira (25/10), às 22h, o sétimo e último episódio inédito da série Sete Vidas em 7 Cordas, que retrata a relação do pernambucano Vinícius Sarmento com o instrumento.

Representante da novíssima geração de violonistas de 7 cordas, Vinicius Sarmento vem de uma família em que o instrumento é uma instituição. Tanto seu tio Bozó quanto seu pai, Nuca, são referências fundamentais quando se fala dos violonistas ´pernambucanos, e ambos tocam ao lado de Sarmento nesta edição.

Além disto, Vinícius foi apadrinhado pelo mestre Raphael Rabello. Uma relação que durou pouco, pois cerca de um ano após seu nascimento, Rabello faleceu. Mas a obra e a personalidade do padrinho se tornaram essenciais para o jovem instrumentista, que hoje atua na cena do samba e choro de Recife, e desenvolve uma carreira solo enquanto compositor.

Vinícius também mantém parceria com outro talentoso jovem pernambucano, o pianista Vitor Araújo, e também com o poeta e compositor Tibério Azul. Os três refletem sobre o processo criativo pautado por uma visão de mundo que têm em comum.

No encontro com Yamandu vem à tona as peculiaridades do sete cordas nordestinas e a influência que violonistas pernambucanos como Meira e João Pernambuco tiveram na gênese do choro, no começo do século passado. Ambos falam também sobre as possibilidades de explorar o sete cordas para além da tradição, explorando o caminho aberto por Raphael Rabello.

A série Sete Vidas em 7 Cordas retrata a trajetória do violão em documentário pelo Brasil, com participação de nomes como Rogério Caetano, Arthur Bonilla, Vinícius Sarmento e Luizinho 7 Cordas.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.