NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Brasil
 
MANCHETES

» 08/12/2016 - 20:38
TV Brasil apresenta reportagem sobre desperdício de alimentos

O “Caminhos da Reportagem” traça um panorama dos desafios e os esforços empreendidos contra o desperdício de alimentos no país e em escala global nesta quinta (08/12), às 20h30, na TV Brasil. A matéria especial entrevista pesquisadores e profissionais que atuam no setor para mostrar o que falta para o consumo consciente.

Em 2016, a data de 8 de agosto marcou o “Dia da Sobrecarga da Terra”, ou seja, momento em que a demanda da humanidade por recursos naturais superou o limite de a natureza se regenerar em 12 meses.

A cada ano, a marca é antecipada e 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçados no mundo, enquanto 800 milhões de pessoas passam fome, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). O programa entrevista o engenheiro agrônomo boliviano Alan Bojanic, representante da entidade no país.

Chef de cozinha de restaurante no Rio de Janeiro, Romano Fontanive vai semanalmente ao Centro de Abastecimento do estado (Ceasa-RJ) comprar alimentos frescos e na quantidade ideal para evitar sobras no restaurante.

Com doações que recebe de supermercados, Fontanive também produz compotas e transfere a renda obtida com os produtos para o Instituto Casa Viva.

O país conta hoje com uma rede de Bancos de Alimentos, organizações que recebem, selecionam e redirecionam alimentos doados a quem precisa. Em Porto Alegre (RS), a equipe do programa visitou um dos bancos pioneiros, que funciona há 15 anos e já distribuiu mais de 30 milhões de quilos de comida. Os jornalistas da TV Brasil conversam com a nutricionista Luciana Vieira Campos, do Banco de Alimentos da capital gaúcha.

A doação de alimentos no país ainda é cercada de controvérsias. A legislação brasileira inibe a doação, responsabilizando o doador caso a pessoa que recebe o alimento tiver algum problema de saúde decorrente de sua ingestão. No Congresso, projetos de lei tentam mudar este cenário.

Na Europa, correspondentes da emissora mostram que o empenho contra o desperdício tem avançado. No início do ano, a França aprovou uma lei que proíbe os supermercados de jogarem fora alimentos não comercializados, mas ainda próprios para o consumo.

Na Alemanha, iniciativas individuais têm feito a diferença. Voluntários chamados foodsavers coletam alimentos que seriam jogados fora e os redistribuem. O país segue a determinação da União Europeia de reduzir pela metade o desperdício na região até 2030. 

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.