NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

 
MANCHETES

» 21/01/2017 - 18:40
Nelson Araújo mostra a importância do ipê no "Globo Rural"

Um dos símbolos brasileiros, o ipê é uma árvore de grande versatilidade e importância. Em edição especial do ‘Globo Rural’, em comemoração à edição de número 1900, a reportagem de Nelson Araújo deste domingo (22/01) aborda diversos aspectos ambientais e socioeconômicos relacionados à planta.

Com 100 espécies, as árvores do gênero do ipê mantêm uma característica em comum: a flor com o formato de uma pequena trombeta. Dependendo da espécie, os ipês dão vários tipos de madeira, que são de uso bem amplo. A madeira leve de algumas espécies é ideal para a fabricação de lápis; a madeira pesada de outras foi muito usada, por exemplo, para fazer os assoalhos que estão presentes em casas em todos os cantos do Brasil.

Casca e folhas são usadas pela medicina popular. Já as flores dos ipês, que desabrocham durante a estação de seca do ano, é prato cheio para a sobrevivência de abelhas e outros insetos. Por tantas qualidades, a árvore também está no repertório cultural brasileiro. “O Tronco do Ipê”, livro de José de Alencar, canções da música sertaneja e obras de artistas plásticos são exemplos dessa valorização árvore pelos artistas.

O ‘Globo Rural’ vai ao ar aos domingos na TV Globo depois de ‘Pequenas Empresas & Grandes Negócios’.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.