NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação
 
MANCHETES

» 14/02/2017 - 18:04
Série "Incertezas Críticas" entrevista ativista ambiental Vandana Shiva nesta quarta na TV Brasil

O episódio inédito de Incertezas Críticas, que vai ao ar na TV Brasil nesta quarta-feira (15/02), às 21h30, apresenta uma conversa sobre natureza, biodiversidade, disputa pela água e globalização com a premiada física, filósofa, feminista e ativista ambiental Vandana Shiva.

A série é uma produção da GRIFA FILMES, com direção, roteiro, entrevistas e montagem do cineasta Daniel Augusto, direção de fotografia de Jacob Solitrenick, produção executiva de Fernando Dias e Maurício Dias.

Entre as inúmeras honrarias internacionais que Vandana Shiva já recebeu, está o Right Livelihood Award (chamada de Prêmio Nobel Alternativo). Ela também foi incluída na lista Top 100 de mulheres ativistas do jornal britânico The Guardian.

Considerada referência para assuntos como biodiversidade e preservação, ela começa o programa falando sobre o que chama de “guerra da água”. Vandana afirma que a disputa pela água está na origem de grande parte dos conflitos entre os países e cita as diferenças entre israelenses e palestinos, americanos e mexicanos.

“Toda represa cria conflito”, explica Vandana Shiva. Ela cita exemplos de rios que são desviados de vilas onde a população não pode pagar pela água para áreas urbanas onde a água é vendida. “Não precisamos de guerras de água. Podemos ter a paz, se vivermos nos limites do ciclo da água e reconhecemos o direito de todas as pessoas de compartilhar a água”, defende.

A luta pela biodiversidade, com a cultura de várias sementes e o combate à monocultura é outro tema da conversa. Vandana afirma que a promessa que a biotecnologia combateria a fome não foi cumprida e que as plantas modificadas levam a monoculturas que destroem a agricultura local e diminuem a variedade de nutrientes na alimentação.

Para ela, o interesse das grandes companhias é produzir commodities e não alimentos, o que explica as extensas plantações de milho e soja que acabam sendo utilizados para alimentação animal e geração de energia.

Segundo Vandana Shiva, o modelo de economia globalizada também não deu certo e entrou em colapso, com as crises das bolsas e dos bancos. Ela defende que países, como a Índia, assinaram acordos de livre comércio por imposição de grandes potências, cujas companhias multinacionais querem dominar a natureza. Por este motivo, Vandana defende que sua luta é pela vida e a liberdade de todos os tipos.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.