NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Globo
 
MANCHETES

» 18/03/2017 - 22:08
Marcos Uchoa retrata frustração e preocupação dos atletas brasileiros pós-Olimpíada no "Esporte Espetacular"

Há menos de um ano, o Brasil vivia a expectativa de receber a sua primeira Olimpíada em casa. Os Jogos Olímpicos Rio 2016 foram um sucesso e todos saíram daqui muito bem impressionados.

Com 19 pódios, o Time Brasil terminou em 12º lugar do quadro na contagem que leva em conta o número total de medalhas e em 13º no ranking que prioriza as medalhas de ouro.

Passados alguns meses, a atual realidade é bem diferente. O Brasil tem hoje quase 13 milhões de desempregados, entre eles muitos atletas e profissionais ligados ao esporte. Marcos Uchoa entrevistou quase 30 pessoas de diversas áreas para contar, em quatro episódios, a frustração e a preocupação dos nossos atletas com um futuro tão incerto. A série estreia neste domingo (19/03) no ‘Esporte Espetacular’.  

O esporte brasileiro viveu 15 anos de visibilidade e fartura. Os investimentos ajudaram na realização dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro em 2007, da Copa do Mundo 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

A maior parte dos recursos investidos nos últimos anos no esporte brasileiro provem do Governo Federal e uma pequena parcela dos governos dos estados e municípios. Apenas algo próximo de 2% vem da iniciativa privada. A série mostra como esses recursos sustentam as entidades e todos os envolvidos.  

No primeiro episódio, Marcos Uchoa visita o Parque Olímpico para mostrar que a estrutura, tão cara, segue fechada e sem recursos para manutenção. E entrevista alguns atletas e ex-atletas sobre a atual situação.

A nadadora Poliana Okimoto, medalha de bronze na maratona aquática – única medalha da Confederação de Desportos Aquáticos nos Jogos do Rio – conta o seu drama. “A gente se doa, passa tanto tempo da vida tentando um objetivo, e quando ele vem, esperamos um retorno de tudo isso. Na verdade, no meu caso, o que aconteceu foi o contrário. Perdi patrocínio, perdi apoio”, diz a atleta.

Poliana tinha uma série de profissionais trabalhando com ela, como nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, massoterapeuta, além do técnico e do preparador físico, mas não consegue pagar todo mundo com dinheiro do próprio bolso. “Fico bem preocupada com o esporte olímpico brasileiro porque se um medalhista olímpico está nessa situação, imagina quem está começando agora?”, desabafa.

No último episódio da série ‘Reencontros Espetaculares’, Caco Barcellos volta ao Corinthians para saber qual foi o destino dos jogadores das categorias de base que ele entrevistou há 16 anos, para uma matéria da GloboNews. Dos 28 mil jovens que tentaram um lugar no time no ano 2000, apenas 20 foram aprovados nos testes. “Desde então, a curiosidade, talvez o maior combustível de um repórter, sempre me levou à pergunta: o que teria acontecido com aqueles meninos?”, se pergunta Caco. “O que determina que uns virem profissionais e outros tão ou mais talentosos fiquem pelo caminho?”, pondera. Caco então vai atrás desses meninos, agora adultos, para ver o que aconteceu na vida deles.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.