NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação
 
MANCHETES

» 19/03/2017 - 23:47
Canal Brasil exibe documentário "Lampião da Esquina" sobre periódico voltado para universo LGBT

O dramaturgo Aguinaldo Silva, o cantor Ney Matogrosso, o escritor João Silvério Trevisan e a cartunista Laerte Coutinho são alguns dos nomes que dão seus depoimentos para o documentário “Lampião da Esquina”, que será exibido nesta segunda (20/03), às 22h, no Canal Brasil.

Dirigida por Livia Perez, essa coprodução do canal remonta o texto histórico da fundação do jornal, publicado pela primeira vez em 1978, e idealizado por um grupo de 11 jornalistas, críticos, atores e intelectuais homossexuais.

O filme resgata entrevistas feitas com pessoas comuns, que demonstram posturas extremamente homofóbicas por parte da população à época. O escritor João Silvério Trevisan recorda a inspiração advinda da cena gay de São Francisco (EUA), cidade natal do Gay Sunshine, publicação pioneira no universo LGTB - Winston Leyland, editor e escritor da revista norte-americana, também comenta o intercâmbio de ideias com os brasileiros.

Único repórter oriundo de uma redação de jornal, o dramaturgo Aguinaldo Silva lembra a dificuldade para produzir cada edição, de forma praticamente artesanal, e para convencer os donos de bancas de jornal a colocar as impressões nas prateleiras.

As reportagens debatiam questões controversas como aborto, legalização das drogas, prostituição e violência contra homossexuais por parte das autoridades policiais. O conteúdo, no entanto, também possuía um teor bem-humorado. A cartunista Laerte Coutinho conta que esperava com ansiedade a edição de cada mês.

O cantor Ney Matogrosso revela seu interesse imediato nas matérias publicadas pelo jornal, em detrimento à mídia tradicional, sempre com abordagem agressiva ou careta para as pautas da comunidade LGBT, e o rockeiro Edy Star comenta a explosão do periódico e da cena gay por todo o Brasil, em boates com shows de transformistas espalhados pelas capitais.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.