NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

 
MANCHETES

» 16/06/2017 - 20:00
"Globo Rural" destaca importância de peixes ornamentais para região de Minas Gerais

Admirados pela exuberância de suas cores e formas, os peixes ornamentais sustentam grande um número de famílias no Brasil, que criam e vendem esses animais. O ‘Globo Rural’ deste domingo (18/06) vai até a Zona da Mata de Minas Gerais mostrar a beleza de várias de suas espécies e como a atividade tornou-se importante para a economia da região.

Oito municípios, que tradicionalmente têm na produção de leite sua principal atividade econômica, concentram 70% da criação de peixes ornamentais do país. Apesar de o negócio ter sido introduzido na região há cerca de quatro décadas, ele só se tornou oficialmente reconhecido e regulamentado há sete anos.

O repórter César Dassie explica como esse processo trouxe amparo para os produtores que, até então, não possuíam opções de financiamento e encontravam muita dificuldade para modernizar a atividade. Uma das novidades foi a instalação, neste ano, no município de Leopoldina, de uma unidade de pesquisa da Epamig (Empresa de Pesquisas Agropecuárias de Minas Gerais) especializada no desenvolvimento de tecnologias para a criação de peixes.

Já são cerca de R$ 2 milhões movimentados por ano na região. A reportagem acompanha o trabalho de grandes e pequenos produtores, entre eles três irmãos que passaram de trabalhadores rurais a donos de sete estufas de criação de peixes ornamentais numa área equivalente a meio campo de futebol.

Além disso, o ‘Globo Rural’ viaja até Itapetinga, na Bahia, para verificar de que forma a criação de gado está se recuperando da seca. O município, referência em criação de gado de corte no estado, enfrentou até o ano passado cinco anos de seca, episódio incomum para uma região que não se encontra no semiárido.

A reportagem de Alberto Gaspar mostra como os criadores estão recuperando suas pastagens e recompondo os rebanhos e quais as dificuldades que encontram nesse processo.

O ‘Globo Rural’ vai ao ar aos domingos na TV Globo depois de ‘Pequenas Empresas & Grandes Negócios’.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.