O crescente uso de smartphones e a popularização dos
aplicativos são excelentes métodos para impulsionar negócios e favorecer o
consumidor. É o que mostra o ‘Pequenas Empresas & Grandes Negócios’ deste
domingo (18/06). A edição, que destaca a ascensão das bicicletas como meio de
transporte brasileiro, mostra os novos investimentos no mercado de apps de
ciclismo, que ajudam a traçar rotas e a ganhar bonificação sobre o esporte.
Já para quem gosta de comida, o programa exibido na TV Globo apresenta
um aplicativo que promete reduzir as filas nos restaurantes. O sistema,
desenvolvido com R$ 1 milhão, permite ao cliente encomendar a comida e fazer o
pagamento com antecedência, para chegar ao restaurante e aproveitar sua
refeição sem preocupações. Visitado na reportagem, o restaurante de Paulo Ruy é
um dos 150 estabelecimentos que utilizam o aplicativo e confirma que as vendas
aumentaram, sem mexer na estrutura física e no número de funcionários.
A onda dos aplicativos chegou também ao café com leite. Nos
Estados Unidos, um app armazena diferentes imagens para serem impressas sobre a
bebida a partir de uma máquina: basta colocar a xícara cheia na impressora
modelo ripple maker. O ‘PEGN’ mostra como essa maneira diferente de consumir a
bebida adiciona valor ao produto e o personaliza ao gosto do cliente.
Além dos aplicativos, a edição conta a história de três
empresárias de Niterói, no Rio de Janeiro, que abriram uma academia para bebês
e já contam com 30 clientes. As crianças, que vão de dois meses a quatro anos,
divertem-se em equipamentos que estimulam desde o equilíbrio e sensações até
desafios em circuitos esportivos.
Também no programa, uma reportagem mostra como conseguir
smart money, termo utilizado para o sistema em que uma startup recebe dinheiro
e conselhos de profissionais experientes. O empresário Rodrigo Borges, que
oferece esse dinheiro inteligente, explica como ajudou uma agritech de
gerenciamento de fazendas de gado a alcançar mais de 30 mil propriedades no
mundo todo.
O ‘Pequenas Empresas & Grandes Negócios’ vai ao ar todos
os domingos pela manhã na TV Globo, logo após o ‘Antena Paulista’, em São
Paulo, e após o ‘Globo Comunidade’, no restante do Brasil.