NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - SescTV
 
MANCHETES

» 17/06/2017 - 20:52
Programação especial do SescTV homenageia 80 anos de José Celso Martinez Corrêa

Um dos mais importantes diretores, atores, dramaturgos e encenadores brasileiros, José Celso Martinez Corrêa, conhecido como Zé Celso, completou 80 anos, em 2017. Para homenageá-lo, o SescTV selecionou programas com a participação do diretor e os exibe entre os dias 19 e 27 de junho.

Nesta segunda-feira (19/06), às 23h, vai ao ar o episódio Produção Independente: Televisão e Abertura Política, da série Videobrasil na TV, que recorda o início do Festival de Arte Contemporânea Sesc Videobrasil, destacando questões responsáveis por seu surgimento, como as primeiras produções independentes de vídeo e o desejo de dar visibilidade às questões sociais, políticas e culturais do período, quando a ditadura militar chegava ao fim. “Nós estávamos voltando do exílio, estávamos começando a querer produzir, com muita dificuldade porque era tudo restrito”, lembra Zé Celso. Ele comenta que quis desenvolver uma produção de vídeos, já que o momento estava propício para experimentações.

No dia 20, terça, às 22h, o episódio A Desconstrução do Espaço Cênico: Transgressões, da série Teatro e Circunstância, conversa com o crítico teatral Jefferson Del Rios sobre a mudança dos conceitos pré-estabelecidos na cena teatral. Ainda no dia 20, às 23h, o episódio Política do Amor, da série Temporal, aborda as relações amorosas entre diferentes gerações a partir de depoimentos que revelam as dificuldades, afinidades e preconceitos que foram vivenciados por pessoas que optaram por esse tipo de relacionamento. 

No dia 21, quarta, às 23h, episódio da série Sala de Cinema entrevista o diretor de fotografia Carlos Ebert, que já fez a fotografia de mais de 20 filmes, entre eles, O Bandido da Luz Vermelha (1968), de Rogério Sganzerla, e O Rei da Vela (1971/1982), de José Celso Martinez Corrêa. Este último filme também é debatido no dia 23, sexta, à 1h da madrugada, no episódio Contracultura, da série Contraplano. A produção discute temas relativos ao Movimento da Contracultura, com o ensaísta e Professor de Filosofia Celso Favaretto e poeta e tradutor Geraldo Carneiro.

Fechando a programação, no dia 27, terça, às 22h, o episódio Paradigmas: Teat(r)o Oficina Usyna Uzona, da série Teatro e Circunstância, mostra a trajetória do grupo Teatro Oficina, liderado por Zé Celso desde a década de 1960.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.