NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

 
MANCHETES

» 16/07/2017 - 21:42
Dráuzio Varella tira dúvidas sobre pílula anticoncepcional no "Fantástico"

Entre os diversos métodos anticoncepcionais disponíveis no mercado, a pílula é, com larga vantagem, o preferido das brasileiras. Cerca de 61% delas (mais de 14 milhões de mulheres), tomam este contraceptivo no país. É quase o dobro das que optam pela camisinha, cerca de 36%. Apesar de o medicamento ser considerado seguro e eficaz pela classe médica, relatos de casos de trombose têm assustado. No ‘Fantástico’ deste domingo (18/07), o médico Dráuzio Varella conversa com mulheres que passaram por complicações após o uso da pílula, discute com especialistas as melhores alternativas e ressalta que a melhor opção para cada mulher deve ser avaliada individualmente.

A combinação de progesterona com estrogênio, os hormônios que compõem a medicação, pode provocar alterações no sistema de coagulação do sangue, que facilitam a formação de trombos no interior da veia. Porém, apenas uma pequena parcela da população corre esse risco. Além disso, fatores como obesidade, tabagismo, varizes, doenças pulmonares e cardíacas precisam ser levados em consideração pelo médico para concluir se a paciente corre ou não esse risco. A trombose venosa é fenômeno raro: apenas um caso para cada mil mulheres, mas o número aumenta para de dois a quatro casos entre as que tomam pílula.

Também no ‘Fantástico’ dessa semana, Alvaro Pereira Jr. retrata as dificuldades enfrentadas por cientistas para iniciar ou dar sequência a projetos desenvolvidos em universidades e centros de pesquisa do país. Crise econômica, cortes sucessivos de orçamento e falta de interesse público são alguns dos fatores responsáveis pela decadência da ciência brasileira. Entre os estudos afetados estão as pesquisas de doenças neurológicas, como Alzheimer e Mal de Parkinson; o programa espacial e a pesquisa agrícola. Hoje parada, uma pesquisa sobre como aumentar os nutrientes do arroz e do feijão faz parte de um projeto mundial para aumentar a quantidade de zinco nos alimentos. Já o veículo lançador de satélites, que durante 35 anos foi o grande objetivo do programa espacial, foi deixado de lado.

Na série Fant360, Renata Ceribelli mostra, em 360 graus, o trabalho de um centro que cuida de animais ameaçados de extinção na África. O objetivo do Centro de Estudos e Recuperação de Espécies Ameaçadas de Extinção, o HESC, é dar condições para que os animais se desenvolvam e possam ser devolvidos à vida selvagem.

O ‘Fantástico’ vai ao ar na TV Globo, depois do ‘Domingão do Faustão’.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.