NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

 
MANCHETES

» 12/08/2017 - 20:11
"Globo Rural" analisa preservação e rentabilidade do pampa

Além de ser o único ecossistema brasileiro presente somente numa unidade federativa — o Rio Grande do Sul —, o pampa é reconhecido por abrigar muitas espécies endêmicas, ou seja, espécies nativas que existem apenas naquele local do planeta. No ‘Globo Rural’ deste domingo (19/08), a reportagem apresenta essas e outras particularidades do bioma, caracterizado pela vegetação baixa e pela rica pastagem natural, mas ameaçado pela exploração econômica.

As repórteres Cristina Vieira e Hellen Santos mostram como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) tem desenvolvido um trabalho de pesquisa para classificar as espécies nativas do pampa e como várias organizações estão fazendo esforços, junto com fazendeiros, para preservar o pampa e torná-lo mais rentável.

Além disso, o programa acompanha outra iniciativa em prol do bioma, feita em parceria com países vizinhos que são cobertos pelo ecossistema. Na organização, conhecida como Alianza del Pastizal, 130 criadores brasileiros, da Argentina e do Uruguai mantêm suas criações em pastagens naturais, adotando técnicas para preservar o bioma. A matéria mostra que o grupo tem até selo próprio de qualidade para sua produção e está presente em diversos mercados da região.

Na Serra do Sudeste, por sua vez, que fica na parte alta do pampa, a equipe do ‘Globo Rural’ mostra o trabalho de uma cooperativa com mais de 400 associados que incentiva e colabora com criadores de diferentes animais, como as ovelhas, a adotar técnicas modernas para ampliar sua renda sem deixar de utilizar a vegetação natural e lutar por sua preservação.

O ‘Globo Rural’ vai ao ar na TV Globo depois de ‘Pequenas Empresas & Grandes Negócios’.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.